Gaudium news > Documentário sobre mártires da Inglaterra chega ao público norte-americano

Documentário sobre mártires da Inglaterra chega ao público norte-americano

Londres – Inglaterra (Sexta-feira, 09-05-2014, Gaudium Press) O documentário “Faith of Our Fathers” (Fé de Nossos Pais), que em 2013 reconstruiu a história dos mártires católicos da Inglaterra, foi lançado agora no mercado norte-americano graças a um convênio de sua produtora, Saint Anthony Communications com a editora Ignatius Press. “O heroísmo e o testemunho destes mártires é universal”, expressou Christian Holden, diretor da produtora. “Não é somente um assunto relacionado com a Inglaterra. O grande testemunho de Fé e valentia impacta ou tem ressonância em qualquer católico”.martires_da_inglaterra.jpg

Esta foi a motivação para estender o alcance do documentário aos Estados Unidos, desafiando a ideia de que o produto pudesse ser demasiado local ao enfocar-se nas marcas que os mártires católicos deixaram na Inglaterra. Marcas que desafortunadamente as autoridades civis tentaram apagar à força após a separação do rei Henrique VIII da Fé Católica.

Mais de um século de martírio

Segundo exposto pelos produtores do documentário, “centenas de homens e mulheres valentes sofreram todo tipo de perseguição por aferrar-se à Fé católica que havia sido parte integral da vida da nação durante mais de mil anos”. As penalidades incluíram elevadas multas, exclusão social e tempo em prisão. “Para outros, particularmente sacerdotes ou qualquer um que ajudasse um sacerdote, a pena de morte era o resultado esperado”, recordaram na apresentação oficial do audiovisual.

Dos sacerdotes, o Padre Marcus Holden e o Padre Nicholas Schofield, são os encarregados de empreender uma viagem pelos lugares onde se registraram as heroicas histórias da fidelidade dos católicos. As locações incluem mosteiros destruídos sob o reinado de Henrique VIII, um Seminário localizado onde se encontrava a casa de São Tomás Morus (um dos mais conhecidos mártires dessa época), Tyburn, lugar onde se realizavam os martírios, e várias casas onde se preservam lugares e altares escondidos para a prática da Fé proibida pelo estado.

A edição norte-americana foi editada de forma especial, algumas passagens “mais pertinentes ao público britânico” foram removidas de forma que a duração total passou de 114 a 95 minutos. O documentário inclui entrevistas ao Cardeal Vincent Nichols, Arcebispo de Westminster, e a Dom Terence Brain, Bispo de Salford.

Para um dos sacerdotes apresentadores, Padre Holden, a experiência de produzir o documentário foi como “uma busca pessoal… Eu buscava entender algo de meu próprio passado, o que significa ser inglês e católico”, declarou.

O presbítero descreveu a produção como uma viagem, na qual sentiam a companhia da audiência. “Em certos momentos, falamos muito abertamente do que sentimos nos lugares e nossa reação ao ver alguns lugares que nunca havíamos visto antes”, acrescentou. “Estou emocionado de que estas histórias sejam contadas e é grandioso que estejam nos Estados Unidos”, concluiu. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas