Gaudium news > 52ª Assembleia Geral da CNBB: Bispo de Pelotas (RS) celebra Missa

52ª Assembleia Geral da CNBB: Bispo de Pelotas (RS) celebra Missa

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 08-05-2014, Gaudium Press) Com uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Pelotas (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Bíblico Catequética, Dom Jacinto Bergmann, nesta quinta-feira, 08, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, iniciou-se o penúltimo dia da 52ª Assembleia Geral da CNBB.

A Missa no Santuário contou com a presença dos bispos referenciais de catequese nos regionais da CNBB.

Dom Bergmann destacou, ao fazer sua reflexão da Primeira Leitura (At 8,26-40) de hoje, que os anjos do Senhor estão falando aos ‘Filipes’ dos dias atuais para que se preparem para ir até as periferias ao encontro das pessoas que necessitam da Palavra de Deus.

“Obedientes a Palavra de Deus presente na primeira leitura refletimos que somos hoje os ‘Filipes’ que leem a Sagrada Escritura aos ‘eunucos’. Somos os ‘Filipes’ de que anunciam Jesus Cristo, o verbo de Deus que se fez carne”, disse.

Logo depois, o prelado indagou os bispos se eles seriam capazes de se espelhar em Filipe, oferecendo a Palavra de Deus e serem arrebatados por novas missões, deixando desta forma os ‘eunucos’ prosseguirem.

Segundo Dom Bergmann, “precisamos chegar a novos ambientes e evangelizar todas as cidades até chegar a nossa ‘Cesareia’ definitiva”, pois, “obedientes a Palavra de Deus na primeira leitura, somos animados a seguir a sua Palavra, seu caminho de oração e comunhão”.

Em seguida, abordou o Documento do Concílio Vaticano II, a ‘Constituição Dogmática Dei Verbum’, de 18 de Novembro de 1965, sobre a divina revelação e ressaltou sua contribuição expressiva para a Igreja. “Agradecemos pela constituição que propõe a genuína reflexão, afim de que pelo anúncio da salvação o mundo inteiro creia, espere e ame a Deus.”

Para Dom Bergmann, “a partir da reflexão deste documento, nossa Igreja Católica tornou-se mais atenta em escutar e mais autêntica em servir ao Senhor”, assim, brotando uma corajosa pastoral com uma formação bíblica intensa e uma forte ação missionária.

Além disso, o Arcebispo de Pelotas também aproveitou a oportunidade para destacar a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2008; a Exortação Apostólica pós-sinodal “Verbum Domini”, do Papa Emérito Bento XVI; e a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” (A Alegria do Evangelho), do Papa Francisco, sendo esta última “um presente feito à Igreja pelo Papa Francisco. É o Verbo de Deus sendo carne e sendo a Igreja pobre para os pobres”.

Concluindo sua homilia, o prelado pediu a intercessão da Mãe Aparecida em prol dos trabalhos do episcopado brasileiro nesta 52ª Assembleia Geral da CNBB.

“Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, modelo pleno de obediência da Fé, nós bispos, hoje vos contemplamos e somos chamados a sermos discípulos e missionários da Palavra de Deus e da Igreja. Ajuda-nos, ó Mãe, para que cada um dos nossos dias seja aproximado do encontro renovado com o Cristo.” (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas