Gaudium news > Diretório de Comunicação e JMJ comentados pelos Bispos em Aparecida

Diretório de Comunicação e JMJ comentados pelos Bispos em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 08-05-2014, Gaudium Press) Os bispos Dom Eduardo Pinheiro, Dom Enemésio Lazzaris e o Cardeal Dom Orani João Tempesta participaram nesta quarta-feira, 07, de uma coletiva de imprensa, durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida.

Na ocasião, os prelados e o purpurado falaram sobre a aprovação do Diretório de Comunicação, bem como os rumos da juventude após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

De acordo com Dom Orani, o diretório de comunicação “nasceu em uma das assembleias dos bispos, de uma preocupação principalmente com relação às transmissões de ações litúrgicas”.

“Fiz uma proposta a partir do conhecimento da existência desse diretório em outras línguas e foi aceita pelos bispos. Foram muitas mudanças, foi muito difícil, pois quando chegávamos a um texto muitas questões já haviam mudado”, comentou.

O Cardeal disse que o documento “interessa muito aos que trabalham na comunicação católica, mas também a todos pesquisadores, comunicadores porque é uma opinião da Igreja sobre a comunicação, um documento da CNBB sobre a comunicação depois do Concílio Vaticano II”.

Quando perguntado pelos jornalistas sobre a JMJ, Dom Orani relatou que, no período que esteve em Roma para a celebração do Domingo de Ramos e a passagem dos símbolos da Jornada, ouviu uma boa avaliação do encontro da juventude realizado no Brasil.

“A nossa avaliação foi muito positiva, escutamos muitos representantes de dioceses de diversos países que nos disseram como os jovens voltaram entusiasmados para seus países, suas dioceses”, contou.

Por sua vez, Dom Eduardo Pinheiro também comentou dos rumos da juventude com o balanço da JMJ e fez algumas ponderações acerca do antes, o durante e o pós-JMJ, assim como os resultados obtidos com os jovens participantes.

Para ele, a missão de despertar no jovem essa ardor missionário não deve permanecer apenas na Igreja, mas também na sociedade.

Além disso, Dom Pinheiro ressaltou a falta de adulto acompanhando os jovens. “Queremos mudar isso colocando os adultos mais próximos e assessorando a juventude e no setor diocesano queremos a partir do espaço que existe na diocese fazer com que a juventude seja mais forte”, reforçou.

O prelado também destacou a abertura das inscrições para o projeto Missão Jovem na Amazônia, que abriu o cadastramento de jovens interessados nesta última segunda-feira, dia 5 de maio. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas