Gaudium news > Caxias do Sul (RS) festeja Nossa Senhora de Fátima

Caxias do Sul (RS) festeja Nossa Senhora de Fátima

Caxias do Sul (Quarta-Feira, 07/05/2014, Gaudium Press) A Diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, promoverá no dia 11 de maio a festa de Nossa Senhora de Fátima e das Mães, com o tema “Maria e os 80 anos da Diocese de Caxias do sul”. As atividades serão realizadas no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Em preparação para a festa será realizado um tríduo nos dias 8, 9 e 10 de maio, sempre às 19h. No primeiro dia do tríduo haverá uma Celebração Eucarística, com a chegada das Capelinhas. Já no segundo dia, 9 de maio, ocorrerá a oração pelas vocações e adoração e benção do Santíssimo Sacramento. No último dia do tríduo preparatório, será feita a meditação do Santo Terço, rezado pelos zeladores de Capelinha, com a presença do Bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni.

No dia da festa, 11 de maio, haverá uma carreata com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, às 9h30. Em seguida, às 10h30, será celebrada a Santa Missa e a consagração das Famílias a Nossa Senhora. O encerramento da festa de dará com um almoço de confraternização. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima fica localizada na rua Raimundo Magnabosco, número 315, no bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul. Mais informações pelo telefone (54) 3028-5026.

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que apareceu repetidamente a três pastores, ainda crianças na altura das aparições, na cidade de Fátima, em Portugal, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (excetuando em Agosto).

A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceito a combinação dos dois nomes – dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima” – pois, segundo os relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, tanto que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

80 anos da Diocese de Caxias do Sul

A programação dos 80 anos da Diocese de Caxias do Sul teve início no dia 19 de março e se encerrará no dia 6 de setembro de 2015. A diocese gaúcha foi criada no dia 8 de setembro de 1934, pela Bula “Quae Spirituali Christifidelium” do Papa Pio XI, desmembrada da arquidiocese de Porto Alegre. Em 10 de novembro de 1966, por decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a se chamar diocese de Caxias do Sul.

O 1º bispo foi dom José Barea (1936 -1951), e o 2º foi dom Benedito Zorzi (1952-1983). No dia 15 de agosto de 1959, o território do município de Mussum e do distrito de Santa Lúcia do Piai, foram anexados à diocese de Caxias do Sul. Atualmente, a diocese conta com 73 paróquias, 983 Comunidades-Igreja e um santuário diocesano, o Santuário Nossa Senhora do Caravaggio.

A diocese é constituída pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Jaquirana, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Parai, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Teresa, São Francisco de Paula, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. Além destes, compreende ainda parte dos municípios de São Valentim do Sul e Imigrante. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas