Gaudium news > Concluída a 97ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano

Concluída a 97ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano

Cidade do México – México (Terça-feira, 06-05-2014, Gaudium Press) No dia 2 de maio, sexta-feira, se concluiu na Casa Lago de Guadalupe, Cuautitlán Izcalli, a 97ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano (CEM). Encontro que foi iniciado na última segunda-feira, 28 de abril, na sede da CEM.

No dia 30 de abril, no marco desta Assembleia, os Bispos mexicanos, após oferecerem uma saudação de Páscoa a todos os fiéis do país latino-americano, divulgaram a mensagem “Pelo México, atuemos!”, onde expressam sua preocupação com o futuro do país diante das recentes reformas constitucionais ali aprovadas, e fizeram um forte apelo para que haja uma grande mudança na consciência que gere uma verdadeira escala de valores.

“As reformas são necessárias para nos adaptarmos ao presente na busca de um futuro melhor. Mas não nos enganemos! Se não se reforma a mente e o coração, se não se reforma a consciência que cria uma autêntica escala real de valores e nossa capacidade de encontro e fraternidade não haverá reforma que nos ajude a superar as intoleráveis desigualdades e injustiças sociais (…)”, afirmam os prelados.

Além disso, reprovam a indiferença de muitos diante das diferentes problemáticas sociais que o país enfrenta: “Não podemos nos acostumar a ter na pobreza mais de cinquenta milhões de mexicanos, muitos deles em uma miséria que lhes condena a morrer sem assistência médica. Essa indiferença cúmplice contra o valor da vida humana, é a que faz com que se celebre o fato de milhares de crianças não nascidas sejam removidas do ventre materno para serem jogadas em uma lata de lixo. Nos falta uma verdadeira reforma interior para que o país melhore!”.

“Os crentes, em particular nós cristãos, sabemos que o caminho para superar tudo o que destrói a vida ou a dignidade humana, necessita sempre a entrega generosa da própria vida (…) Cristo venceu o mal e a morte com o poder da bondade e do amor! Ele nos diz: “Não tenham medo, Eu venci o mundo”. Em consequência nós cristãos católicos não podemos nos render, nem sentirmo-nos derrotados, mas urgidos a participar com a força do Espírito de Cristo Ressuscitado”, continuam.

Neste sentido, também chamam os fiéis para que sejam positivos e atuem: “A todos nós urge ser positivos e propositivos. Não podemos lamentar o mau sem agir contra ele. A busca pessoal e sincera do bem, a vida familiar como transmissora de valores e de comunicação harmônica, os diversos grupos e iniciativas sociais que buscam melhorar a vida política, econômica, cultural, familiar, social e de trabalho, etc”.

Ao concluir a mensagem, os prelados mexicanos recordam de maneira muito especial aos recém-proclamados santos, São João XXIII e São João Paulo II, que “trabalharam em meio a múltiplos obstáculos por um mundo melhor para todos, por sua Fé em Jesus Cristo e amor ao próximo. Eles são uma referência para nossa desafiante tarefa”.

Finalmente, os Bispos rezam para que Nossa Senhora de Guadalupe, interceda por cada um “para que Deus nos conceda a inteligência, sabedoria e coragem para construir juntos um México melhor”.

A mensagem é assinada pelo Cardeal José Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Guadalajara e Presidente da CEM; e Dom Eugenio Lira Rugarcía, Bispo Auxiliar de Puebla e Secretário-Geral da CEM. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas