Gaudium news > Vaticano reconhece milagres, martírios e virtudes heróicas de 12 pessoas

Vaticano reconhece milagres, martírios e virtudes heróicas de 12 pessoas

Cidade do Vaticano (Sexta, 03-07-2009, Gaudium Press) Monsenhor Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, esteve hoje com o Papa Bento XVI para avalizar a autorização e a promulgação dos decretos de milagres de uma beata e de outros três religiosos; de martírio de mais quatro pessoas; e de virtudes heroicas de
também outros quatro Servos de Deus.

Segundo as regras do processo canônico da Congregação, tão logo se inicia uma causa de canonização, a pessoa recebe o título de Serva de Deus.

Ainda de acordo com as diretrizes canônicas, o reconhecimento de virtudes heroicas e/ou de martírios é a primeira etapa do processo de canonização/beatificação.

Assim, essa primeira etapa pode ser de dois tipos diferentes: um processo cujo objetivo é examinar as virtudes de alguém, e outro cujo objetivo é constatar se houve martírio, se a pessoa é santa por ter sido um mártir em vida.

A confirmação de qualquer uma dessas características faz do Servo de Deus um Venerável, com a emissão e publicação de um título de reconhecimento. A confirmação de Venerável é considerada uma das partes mais relevantes para o reconhecimento da santidade de alguém, pois implica na conclusão das investigações sobre a vida e obra de um candidato a beato ou santo. A partir daí, passa-se a se focar somente na análise da veracidade dos milagres atribuídos ao venerável.

Os milagres reconhecidos hoje são atribuídos a:

Beata Candida Maria de Jesus Cipitria y Barriola, fundadora da Congregação das Filhas de Jesus, nascida em Andoain, na Espanha, em 31 de maio de 1845.

Venerável Servo de Deus Giovanni Enrico Newman, cardeal e fundador dos Oradores de de São Felipe Neri na Inglaterra, nascido em Londres em 21 de abril de 1801.

Venerável Servo de Deus Angelo Paoli, sacerdote da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observação, nascido em Artigliano, na Itália, em 1º de setembro de 1642.

Venerável Serva de Deus Maria Alfonsina Danil Ghattas, cofundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas do Santíssimo Rosário de Jerusalém, nascida em Jerusalém em 4 de outubro de 1843.

Foram reconhecidos martírios de:

Servo de Deus José Samsó y Elias, sacerdote diocesano, pároco e arcipreste de Santa Maria de Mataró, nascido em Castellbisbal, na Espanha, em 17 de janeiro de 1887. Morto durante perseguição religiosa.

Os Servos de Deus Teófilo Fernández de Legaria Goñi e IV Companheiro, sacerdotes da Congregação dos Sagrados Corações, mortos em perseguição religiosa na Espanha em 1936.

Servo de Deus Giorgio Häfner, sacerdote diocesano, nascido em Würzburg, na Alemanha, em 19 de outubro de 1900 e morto por intolerância religiosa em campo de concentração.

Würzburg Zoltán Ludovico Meszlényi, bispo de Sinope e auxiliar de Esztergom, na Hungria, nascido em Hatvan, Hungria, em 2 de janeiro de 1892 e morto por intolerância religiosa.

As virtudes heroicas foram reconhecidas a:

Servo de Deus Engelmar Unzeitig, sacerdote da Congregação dos Missionários de Marianhiil, nascido em Greifendorf, na Moldávia, em 1 de março de 1911.

Serva de Deus Anna Maria Janer Anglarill, fundadora do Instituto das Irmãs da Sagrada Família de Urgell, nascida em Cervera, na Espanha, em 18 de dezembro de 1800.

Serva de Deus Maria Serafina do Sagrado Coração de Jesus Micheli, fundadora do Instituto das Irmãs dos Anjos, nascida em Imèr, em Trento, em 11 de setembro de 1849.

Serva de Deus Teresa Manganiello, jovem laica, da Terceira Ordem de São Francisco, nascida em Montefuso, na Itália, em 1 de janeiro de 1849.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas