Gaudium news > Relíquias dos Santos João Paulo II e João XXIII percorrem as Filipinas

Relíquias dos Santos João Paulo II e João XXIII percorrem as Filipinas

Quezon – Filipinas (Segunda-feira, 28-04-2014, Gaudium Press) Os católicos das Filipinas puderam sentir a presença espiritual dos dois novos santos da Igreja Católica através das relíquias de São João Paulo II e São João XXIII, que estão presentes no país. As pertencentes ao Beato João Paulo II estão em território filipino desde o dia 1º de abril, enquanto que as do Beato João XXIII chegaram no dia 23 de abril.

santos_joao_paulo_ii_joao_xxiii.jpg

A iniciativa, que leva o nome de Totus Tuus Tour recordando o lema do pontificado do Pontífice polonês, muito estimado nas Filipinas, é organizada pela Oficina da Causa de Canonização de Ivan Merz nas Filipinas. O coordenador do evento, Irmão Dave Dela Cruz, explicou a origem da ideia ao começar a peregrinação das relíquias de São João XXIII em Quezon. O objetivo “é permitir aos católicos filipinos sentir a presença de São João XXIII. Sejamos claros: não podemos pagar uma viagem ao Vaticano para a canonização, por isso através do Totus Tuus Tour levamos o Papa canonizado aos nossos cidadãos”.

As relíquias que estão visitando várias cidades filipinas incluem uma mostra do sangue de São João Paulo II, alguns de seus cabelos, um dos seus solidéus e uma parte de sua casula. A relíquia principal de São João XXIII é um fragmento da casula com a qual foi enterrado em 1963 e que constitui uma relíquia de primeiro grau ao ter-se impregnado por completo do corpo do Pontífice durante os processos naturais. Com esta relíquia viaja também uma medalha comemorativa que o Santo Papa presenteou aos assistentes no Concílio Vaticano II.

Além da veneração pública das relíquias, os fiéis poderão participar de uma exibição de réplicas de diversos elementos papais e que São João Paulo II usou durante sua viagem para as Filipinas em 1981. O Irmão Dela Cruz afirmou que a chegada da relíquia de São João XXIII trouxe uma riqueza muito importante à iniciativa. “Enquanto é comumente sabido que os filipinos tem uma preferência pelo Papa João Paulo II (que visitou em duas oportunidades o país)”, comentou o Irmão Dela Cruz, “como católicos é justo que aprendamos o que possamos sobre a vida e legado de João XXIII”.

As relíquias estarão disponíveis para a veneração dos fiéis nas Filipinas até o dia 1º de junho, visitando Taguig, Batangas, Quezon, Mandaluyong, a Estação Missionária de Santa María de la Cabeza em Barangay Mangoso e a cidade de Marikina. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas