Gaudium news > Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé fala sobre os preparativos para as canonizações

Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé fala sobre os preparativos para as canonizações

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 25-04-2014, Gaudium Press) No terceiro dia de reunião, por ocasião a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi, reuniu os jornalistas nesta quinta-feira, 24, para tratar deste evento de grande relevância para a Igreja no mundo.

padre_frederico_lombardi.jpg

O Padre Lombardi esclareceu que haverá momentos de grande importância durante o rito, que contará com a presença de 93 delegações oficiais de diversos países e 24 entre Chefes de Estados e realeza. Aproximadamente 150 cardeais e mil bispos devem concelebrar a Missa de canonização, presidida pelo Papa Francisco.

Até o momento, ainda não foi confirmada a presença do Papa Emérito Bento XVI na Praça São Pedro, local da celebração.

A festa iniciará com as vigílias noturnas de preparação dos peregrinos, considerada a “noite branca” de espera, com momentos de oração e cânticos animados por grupos de diversas línguas, em pelo menos dez igrejas da capital.

A noite de orações dos fiéis será iniciada às 19h de sábado, com a Missa na Basílica no Monte Santo, onde João XXIII foi ordenado presbítero no ano de 1904, prosseguindo em outras igrejas a partir das 21 horas.

No domingo, dia da canonização dos pontífices, esclareceu o Padre Lombardi, às 9h, na Praça São Pedro, a programação segue com a oração do Terço da Misericórdia, acompanhada dos cantos do coral da Diocese de Roma. Após isso, a celebração dá início com a recitação da Ladainha dos Santos.

Na Missa presidida pelo Santo Padre, concelebração o Cardeal Vigário de Roma e Arcipreste da Basílica de São João de Latrão, Agostinho Vallini, o Arcebispo de Cracóvia, na Polônia, Cardeal Stanis?aw Dziwisz, e o Bispo de Bérgamo, Francesco Beschi. Mais de 870 sacerdotes e diáconos serão encarregados de distribuir a comunhão para os fiéis, da Praça São Pedro à Via da Conciliação.

Segundo o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o rito da canonização abrirá a celebração, com as três petições ao Papa por parte do Cardeal Prefeito da Congregação dos Santos, Angelo Amato. Seguida pela solene fórmula recitada pelo Pontífice para a veneração da Igreja universal dos novos santos.

Depois desse momento, as relíquias dos novos Santos serão apresentadas por pessoas próximas a eles, sendo este um momento de Ação de Graças. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas