Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre terá paróquia dedicada a João Paulo II

Arquidiocese de Porto Alegre terá paróquia dedicada a João Paulo II

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 25/04/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no dia 27 de abril, às 20h, uma celebração eucarística para marcar a fundação de uma nova paróquia: a Paróquia São João Paulo II, que ficará situada no Lami, no extremo sul da capital gaúcha. A escolha do nome foi motivada pelo desejo da arquidiocese de prestar uma homenagem ao Papa João Paulo II, visto que neste domingo ele se tornará o mais novo santo da Igreja Católica.

Por meio de decreto assinado pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, será fundada uma das primeiras paróquias no mundo dedicadas a São João Paulo II. A missa solene será presidida por dom Jaime e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Agenor Girardi, pelo arcebispo emérito, Dom Dadeus Grings, e pelo novo pároco local, padre Fernando Glucklich Pietranera.

De acordo com a assessoria da Pastoral de Comunicação da arquidiocese gaúcha, a ideia de uma nova paróquia surgiu ainda em 2011, sendo reconhecida a necessidade de sua instalação pelo Conselho de Presbítero da Arquidiocese. Já no que diz respeito ao nome, foi o então arcebispo, Dom Dadeus Grings, quem sugeriu o Papa João Paulo II como padroeiro local. Segundo o padre Fernando, Dom Dadeus deu a sugestão e a comunidade aprovou a indicação.

A assessoria ainda destacou que a nova paróquia, que tem como objetivo atender as necessidades espirituais dos fiéis daquela região, já nasce promovendo a solidariedade, com o atendimento de 60 crianças em um projeto social. A Igreja matriz está localizada na Avenida Edgar Pires de Castro, número 10856, no bairro Lami, sendo desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Belém.

João Paulo II visitou Porto Alegre nos dias 4 e 5 de julho de 1980. Para o pároco da nova paróquia, muitos fiéis, que moram na localidade, o viram quando ele visitou a cidade, além de o terem acompanhado no trajeto e na missa, guardando essa lembrança com muito carinho.

João Paulo II

João Paulo II, nascido Karol Józef Wojty? no dia 18 de maio de 1920, foi eleito papa em 16 de outubro de 1978. Faleceu no dia 2 de abril de 2005, após 27 anos de pontificado. Ele teve o terceiro maior pontificado documentado e foi um dos papas mais carismáticos da história da Igreja Católica. Sua beatificação aconteceu em maio de 2011.

Canonização de João Paulo II e João XXIII

O Vaticano anunciou que fará uma cerimônia mais sóbria para a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, que ocorrerá no dia 27, na Praça de São Pedro. São esperadas entre 5 milhões e 7 milhões de pessoas em Roma, na Itália, para os dias prévios e posteriores à canonização, que incluem a semana da Páscoa e o dia 1º de maio. Peregrinos poloneses deverão chegar em grande número para a canonização que vai fazer João Paulo II ser considerado santo. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas