Falece Patriarca Emérito de Babilônia dos caldeus
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10-04-2014, Gaudium Press) O Santo Padre declarou seu pesar pela morte do Patriarca emérito de Babilônia dos caldeus, do Cardeal Emmanuel III Delly, falecido aos 87 anos, no hospital de San Diego, na Califórnia.
Por meio de um telegrama enviado ao atual Patriarca, Louis Raphael I Sako, o Papa recorda o compromisso do Cardeal Delly com “a promoção de relações respeitosas, justas e pacíficas”, bem com sua grande dedicação por seu povo.
O Pontífice finaliza sua mensagem concedendo a todos do país a sua benção apostólica.
O atual Patriarca caldeu afirmou que o Cardeal Delly “serviu a Igreja durante mais de 60 anos com dedicação como sacerdote, Bispo e Patriarca”, atravessando períodos difíceis como o pós-revolução de 1958, as guerras das últimas décadas, a perseguição dos cristãos e a invasão do Iraque pelos EUA.
Em todo este tempo, prosseguiu Louis Raphael I Sako, permaneceu fiel à pátria e a seu povo, sem abandar o seu rebanho, preferindo ficar e rezar com seus fiéis rezando, ajudando-os e encorajando-os.
Haverá uma Missa Solene de Sufrágio nos próximos dias, que será celebrada na Catedral caldeia de São José, em Bagdá.
Os funerais devem acontecer nos Estados Unidos, país no qual reside a maioria dos parentes do cardeal.
Nascido em Telkaif, Arqui-eparquia de Mossul dos Caldeus, no dia 27 de setembro de 1927, o Cardeal Emmanuel III Delly formou-se em teologia e em filosofia na Pontifícia Universidade Urbaniana e em direito canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, sendo criado Cardeal pelo então Papa Bento XVI, no consistório de novembro de 2007. (LMI)





Deixe seu comentário