Gaudium news > Paróquias romanas acolhem campanha para apoiar economicamente as necessidades da Igreja

Paróquias romanas acolhem campanha para apoiar economicamente as necessidades da Igreja

Roma – Itália (Quarta-feira, 09-04-2014, Gaudium Press) Após a revisão da concordata entre a Igreja Católica e o Estado italiano, em 1984, nasceram duas formas de apoio econômico para a Igreja no país europeu. Uma delas, chamada “Insieme ai sacerdoti” -“Junto com os Sacerdotes”-, está destina a apoiar o trabalho e a sustentação financeira do clero diocesano em toda a Itália (cerca de 38 mil de 226 Dioceses), com base no princípio da igualdade: “nenhum sacerdote deve viver em condições indignas”.povo_de_deus.jpg

A outra forma concordatária para o sustento financeiro da Igreja, que entrou em vigor em 1990, é a iniciativa do “8xmille” -oito por mil-, com o qual os cidadãos italianos contribuintes podem, apenas com a sua assinatura, apoiar o trabalho da Igreja Católica a partir do IRPF, Imposto a Renda das Pessoas Físicas, que é pago anualmente. Um apoio econômico tem três destinos principais: a exigência do culto do Povo de Deus, sustentação do clero e obras de caridade na Itália e no terceiro mundo.

Com o propósito de gerar uma maior sensibilização entre os fiéis sobre a importância de apoiar a sustentação da Igreja, no último domingo 06 de abril foi lançada uma campanha do “8xmille” em 100 paróquias romanas, onde foram explicados aos paroquianos como funciona a iniciativa de assinar em favor da Igreja na declaração de renda anual.

“Este evento é muito importante pois permite que a Igreja tenha fundos disponíveis para serem usados no bem comum”, comentou Pierluigi Poietti, encarregado Diocesano do Serviço para a Promoção da Sustentabilidade Econômica da Igreja Católica na Itália.

O objetivo, conforme exposto por Poietti, é “garantir que as pessoas estejam cada vez mais informadas sobre este tema, sobre o qual reina uma grande falta de comunicação”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas