Reunião da Província Eclesiástica de Porto Alegre realizada em Osório
Osório – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 04/04/2014, Gaudium Press) Três vezes por ano, os bispos e representantes das cinco dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, se reúnem para debater vários assuntos. Fazem parte da Província Eclesiástica de Porto Alegre a própria Arquidiocese de Porto Alegre e as Dioceses de Novo Hamburgo, Osório, Caxias do Sul e Montenegro. A primeira reunião ocorreu no último dia 2 de abril, na diocese de Osório.
Participaram do encontro, além dos coordenadores de cada diocese, dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório, dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul, dom Zeno Hastenteufel, bispo de Novo Hamburgo, dom Paulo De Conto, bispo de Montenegro, dom Agenor Girardi, bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, arcebispo emérito da capital gaúcha e dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre.
De acordo com a assessoria de comunicação do Regional Sul 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que abrange o Estado do Rio Grande do Sul, a reunião serviu para que os integrantes do grupo pudessem refletir sobre os seguintes temas: animação e a ação missionária, como promover e incentivar as vocações para o diaconato permanente, a Pastoral Familiar e a avaliação da 37ª Romaria da Terra.
Segundo dom Jaime Pedro Kohl, a missão precisa ser sempre mais incentivada, mas não só isso. Ele ressaltou que é importante que o leigo, que faz a visita em missão, também assuma uma postura de cuidador daquela pessoa ou família que o recebe.
Os bispos ainda reforçaram que é fundamental dar subsídios à mística dos que se lançam em missão, sobretudo no contexto paroquial de onde nascem projetos maiores. Com relação a este assunto, dom Jaime Spengler salientou que fica impressionado com a vontade e a disponibilidade dos leigos para a missão. De acordo com ele, com esse gesto os leigos ensinam e reanimam o próprio clero.
Outra questão abordada pelo grupo diz respeito às perspectivas em torno do diaconato permanente. Dom Alessandro Ruffinoni afirmou que, por ocasião do Ano Jubilar da Diocese de Caxias do Sul, que completa 80 anos em 2014, está sendo analisada a possibilidade de instituir uma escola para a formação dos futuros vocacionados do diaconato.
Além disso, foi mencionada na reunião uma última questão: a peregrinação das imagens de Nossa Senhora Aparecida ou de Nossa Senhora de Fátima, até o ano de 2017, por todas as quatro arquidioceses e 14 dioceses gaúchas, como pede a CNBB.
A decisão definitiva sobre essa peregrinação será tomada durante a 52ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil, de 30 de abril a 9 de maio, em Aparecida (SP), com a presença dos bispos do Regional Sul 3 da CNBB. No entanto, no encontro dos líderes da Província Eclesiástica de Porto Alegre ficou claro que a realização da peregrinação da imagem da Mãe Aparecida e Padroeira do Brasil é um consenso entre eles. (FB)





Deixe seu comentário