Gaudium news > Novo Hamburgo realiza 1º Encontro Diocesano do Terço dos Homens

Novo Hamburgo realiza 1º Encontro Diocesano do Terço dos Homens

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 04/04/2014, Gaudium Press) A Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no próximo domingo, dia 6 de abril, o 1º Encontro Diocesano do Terço dos Homens. O evento será realizado no Parque do Saiqui, local onde acontece a tradicional Romaria do Caravaggio, em Canela, na Serra Gaúcha.

Organizado pelo Terço dos Homens da Paróquia São José, do bairro Primavera, o grupo mais antigo da Diocese de Novo Hamburgo, o 1º Encontro Diocesano do Terço dos Homens visa consolidar, uniformizar e difundir ainda mais essa devoção entre o público masculino. O evento ocorrerá das 8h30min às 17h, tendo dentro de sua programação as seguintes atividades: palestras, oração do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento, testemunhos e consagração a Maria e coroação à Nossa Senhora.

De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese de Novo Hamburgo, a justificativa para reunir um número grande de participantes em um mesmo ambiente para um encontro em nível diocesano se dá pelo crescimento do fervor mariano entre os homens. Anteriormente, essa era uma tradição tida como tipicamente feminina, mas com o passar dos anos a prática acabou se consolidando cada vez mais entre o sexo masculino. Hoje, já são muitos os homens que rezam o terço na região.

A abertura do encontro acontecerá às 8h30min, com a acolhida aos participantes, seguida de animação e cantos. Logo depois, às 9h10min, haverá uma palestra sobre devoção mariana. Após um breve intervalo e animação, será realizada a segunda palestra do encontro, com a temática “O que é o Terço dos Homens”. Às 11h, acontecerá a oração do terço junto à Imagem de Nossa Senhora do Caravaggio.

Ao meio-dia será realizado o almoço de confraternização, seguido pela animação. A partir das 13h40, haverá um trabalho em grupo, onde serão expostas as dúvidas, sugestões e respostas. Na sequência, às 14h20min, ocorrerá a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Depois, às 14h50min, terá um momento reservado para os testemunhos. Após um rápido lanche, será realizada a consagração a Maria e Coroação de Nossa Senhora, às 15h30min. A missa de encerramento do encontro se dará às 16h, presidida pelo bispo diocesano Dom Zeno Hastenteufel.

O Parque do Saiqui fica localizado na Rodovia RS-235, sem número, no bairro Francisco de Paula, na cidade serrana de Canela.

A oração do terço

Chama-se terço (cinco dezenas) porque é a terça parte do rosário (15 dezenas). Segundo consta, o rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos de Davi eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.

Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 “Pai-nosso”. No início, os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar às vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É a origem do instrumento que chamamos de terço.

O terço nos coloca diante da Santíssima Trindade e de Maria, e é também uma oração inspirada na Bíblia, como podemos observar: reza-se cinco vezes o Pai-Nosso (ensinado por Jesus) e 50 vezes a Ave-Maria (que contém a saudação do anjo e de Izabel a Maria), contemplando os principais mistério da Redenção.

São contemplados os mistérios gozosos, os dolorosos e os gloriosos. Mais recentemente foi acrescentado um conjunto a mais de mistérios, os luminosos ou de luzes. Com isto o rosário passou a ter quatro conjuntos de mistérios, mas o nome deles continua sendo “tercos”. O centro da oração do rosário é Nosso Senhor Jesus Cristo. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas