Gaudium news > Diocese indiana prepara batismo de catecúmenos

Diocese indiana prepara batismo de catecúmenos

Maharashtra – Índia (Quinta-feira, 27-03-2014, Gaudium Press) A Diocese de Vasai (Índia), viverá uma expressão do “florescimento” da Fé Católica no dia 19 de abril, quando a Igreja celebra a Vigília Pascal: nesta liturgia 130 adultos receberão o Sacramento do Batismo. Para Dom Felix Machado, Bispo de Vasai, isto é “um sinal de uma Fé vibrante, porque representa a primavera da Igreja”.batismo_de_catecumenos.jpg

Os catecúmenos que solicitaram admissão na Igreja “foram preparados e seguidos por catequistas leigos, de acordo com o rito da iniciação cristã dos adultos”, explicou à Asia News Dom Machado. “A perseverança e o zelo missionário dos leigos é louvável”. A quantidade de adultos que recebem o sacramento do Batismo é uma das características da Igreja na Ásia, onde os católicos são minoria e o crescimento da Igreja muitas vezes depende das conversões na população.

O prelado também se referiu ao fato de que a celebração do Tríduo Pascal coincida este ano com as datas fixadas pelo governo para as eleições. “A cerimônia será realizada em durante as eleições gerais da cidade, mas eu não tenho medo do clima político que poderá haver naqueles dias: nós estaremos em plena Semana Santa, tenho certeza que a religião será uma luz para todo o povo”, afirmou.

Dom Machado confiou no respeito à liberdade religiosa dos católicos durante a Semana Santa em meio aos temores de ataques ou difamações com fins políticos. “Eu não escondo nada e junto aos 130 catecúmenos, como cidadãos cumpridores da lei, exercitaremos o artigo 25 da Constituição Hindú: Liberdade de consciência e livre profissão, prática e difusão da Fé”, assinalou.

O Bispo rejeitou as recorrentes acusações de supostas conversões forçadas ao catolicismo provenientes de setores extremistas. “Isso é um insulto para as pessoas. Eu primeiro, trato de convencê-los de que se prepararem bem, quando pedem para ser batizado e que se prepararem por 6 meses, mas os faço entender que é necessário uma preparação sólida, que pode durar também mais de um ano”, explicou. “A paciência deles e sua perseverança demostram que há liberdade religiosa”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas