Gaudium news > A festa da Anunciação pode ser declarada oficialmente como dia festivo em Nazaré

A festa da Anunciação pode ser declarada oficialmente como dia festivo em Nazaré

Nazaré – Israel (Segunda-feira, 24-03-2014, Gaudium Press) A cidade onde ocorreu o mistério da Encarnação de Cristo, Nazaré, poderá em breve celebrar esta data como um feriado oficial de acordo com o desejo expressado pelo novo prefeito, Ali Sallam. O mandatário, eleito no dia 11 de março, recebeu n dia 17 a visita do Vigário Patriarcal para Israel e Bispo de Emaús, Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo. Durante a reunião, o prefeito eleito expressou seu desejo de celebrar civilmente a festa da Anunciação.

No encontro, Dom Marcuzzo cumprimentou formalmente o presidente em nome da Igreja Católica e recordou as prioridades da Igreja em relação à sua administração, como o são “a unidade e a harmonia social de Nazaré” e a preparação da infra-estrutura, “necessária para acomodar o fluxo diário de peregrinos e turistas que visitam a cidade da Anunciação”. Após esta saudação, o prefeito comentou o seu projeto de celebrar civilmente a festa mariana da Anunciação.

“É o meu maior desejo que o novo Conselho Municipal adote a seguinte decisão”, anunciou Sallam, segundo informou o Patriarcado Latino de Jerusalém: “que a Festa da Anunciação seja oficialmente proclamada como um dia festivo para toda Nazaré”. Esta expressão não constitui a instituição da festividade civil, mas é uma boa notícia para os cristãos, que representam atualmente mais de 30% da população.

A Santíssima Virgem, ponto de encontro

O novo prefeito é muçulmano (a esta religião pertence cerca de 60% da população), mas explicou que o Alcorão menciona em muitos textos a Virgem Maria. “Como esta festa tornou-se um feriado nacional no Líbano, porque não declará-la como feriado na cidade de Nazaré, onde o evento da Anunciação ocorreu?”, propôs o presidente.

A norma libanesa mencionada pelo prefeito, que instituiu a festa em 2010, contou com o apoio das bancadas muçulmanas no poder legislativo do país. A Santíssima Virgem foi reconhecida como um “ponto de encontro” entre as culturas da nação, e se ressaltou que o fato da Anunciação é narrado tanto no Evangelho como no Alcorão. A devoção à Santíssima Virgem Maria é um dos maiores atrativos que a Igreja Católica tem para os povos muçulmanos e motiva inclusive expressões de devoção popular, tais como peregrinações em massa aos Santuários Marianos da região.

A proposta do prefeito foi recebida com alegria pelos presentes na reunião, que aplaudiram ao ouvir a iniciativa. Espera-se, de acordo com o Patriarcado Latino de Jerusalém, que a proposta seja lançada oficialmente no próximo dia 25 de março, festa da Anunciação, e que possa ser implementada a partir de 2015. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas