Retiros missionários na Diocese de Novo Hamburgo
Novo Hamburgo (Quinta-Feira, 20/03/2014, Gaudium Press) A diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, que assumiu a Missão Continental, dará início neste ano a mais uma etapa, com os retiros missionários por área pastoral. A atividade aprofundará a segunda parte do Catecismo da Igreja Católica (CIC): os Sete Sacramentos.
De acordo com a assessoria de comunicação da diocese gaúcha, as áreas da região já viveram esta experiência, onde as principais lideranças se reúnem e se tornam multiplicadoras nas comunidades. Os participantes dos encontros ajudam a promover e preparar os líderes, para formarem grupos de estudo.
Durante o retiro missionário, os participantes terão as seguintes atividades: oração, estudo, almoço comunitário, encontros nos grupos e celebração eucarística. Serão momentos de crescimento na fé em Jesus Cristo e na fraternidade. No final do evento, será realizada uma benção de envio aos participantes, para não desistirem nunca de visitar e formar grupos nas ruas, quadras e edifícios, entre outros locais.
Cada área pastoral possui um ou mais representantes no COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), que com os leigos do COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) e o coordenador da área ajudam a estruturar o dia do retiro, levando em conta as avaliações e sugestões dadas.
Os retiros serão realizados nas seguintes datas e locais: dia 23 de março, no Parque do Saiqui, em Canela; também no dia 23, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rolante; dia 30 de março, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo; e também no dia 30, na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, no bairro Vicentina, em São Leopoldo.
Os dois primeiros encontros foram realizados no dia 9 e no dia 16 de março, na Paróquia Imaculada Conceição, em Morro Reuter, e na Paróquia Santa Cristina, no bairro Santa Cristina do Pinhal, em Parobé, respectivamente.
Por fim, a assessoria de imprensa ressalta que na Igreja de Cristo todo batizado é missionário, e isso quer dizer que um autêntico missionário do Senhor é, antes de tudo, um discípulo que escuta, segue, vive seu batismo dando testemunho de Jesus Cristo.
Sete Sacramentos
Os sacramentos da nova Lei foram instituídos por Cristo e são sete, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimónio. Os sete sacramentos tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão: outorgam nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé dos cristãos. Há aqui uma certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual. (FB)





Deixe seu comentário