Gaudium news > Bispos do Paraná se reúnem em Assembléia Ordinária do Regional Sul 2 da CNBB

Bispos do Paraná se reúnem em Assembléia Ordinária do Regional Sul 2 da CNBB

Ponta Grossa – Paraná (Quarta-Feira, 19/03/2014, Gaudium Press) Na última terça-feira, dia 18 de março, em Ponta Grossa, terminou a primeira Assembleia Ordinária de 2014 do Regional Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange 18 dioceses do Estado do Paraná. Bispos de todas as dioceses paranaenses estiveram reunidos durante três dias.

Com o propósito de fortalecer a Igreja Católica no Paraná e no Brasil, os bispos da região conduziram um encontro de reflexão pe fé. Os temas abordados no encontro, destacando a discussão em torno da renovação paroquial, e as definições acertadas ainda serão debatidas em evento nacional a ser realizado este ano, com membros de todas as divisões da CNBB.

Um momento especial com a coordenação dos presbíteros do Paraná ajudou a esclarecer uma questão que lhes foi dada a refletir: o modo de tornar as festas religiosas mais evangelizadoras. Os padres deram seu apoio para um pedido do episcopado: para que se evite servir bebidas alcoólicas nas festas da Igreja. Uma mensagem foi assinada por bispos e saceredotes e deverá chegar a todas as comunidades, para a conscientização dos organizadores e participantes.

De acordo com dom João Bosco, bispo de União da Vitória, que presidiu o encontro, as dioceses são muito diferentes, pois as realidades de Londrina não são as mesmas de São José dos Pinhais, assim como a de Paranavaí é completamente diferente da de Foz do Iguaçu, ou da própria União da Vitória. No entanto, o prelado avaliou que quando os bispos planejam juntos a ação pastoral, emerge daí um rosto paranaense da Igreja. Ele revelou ainda que o ambiente da assembleia foi sereno e fraterno, e não faltaram momentos de oração e de convivência, estreitando a amizade.

Vale destacar alguns outros pareceres de participantes da assembleia, como o do bispo de Umuarama, dom João Mamede, que afirmou que os trabalhos foram realizados de forma satisfatória e bastante proveitosa. Segundo o prelado, a ritmo foi muito bom e muitos assuntos tratados em pouco tempo, mas de maneira razoável, de maneira boa. Para ele, cada dia mais se cria um consenso de que é preciso investir forte na comunidade de comunidades, a nova paróquia.

Já para o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, a igreja se depara com novos desafios para o encontro de fiéis e para a transmissão da fé. Ele disse que há uma preocupação grande com os edifícios e condomínios enormes, e, por isso, nessa renovação paroquial, a igreja do Paraná quer penetrar nesses ambientes e fazer com que se formem pequenas comunidades e pequenos grupos para que ali se possa fermentar a presença da igreja, a presença do reino de Deus.

Por fim, é importante ressaltar que durante a assembleia, os bispos do Paraná também apontaram diretrizes para o encontro, em agosto, com o Cardeal Dom João Braz de Aviz, ex-bispo de Ponta Grossa. Na ocasião, os líderes da igreja católica no Brasil refletirão sobre a preparação para o Ano dos Religiosos a ser celebrado em 2015. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas