Secretário-Geral do SÃnodo dos Bispos preside Missa pela famÃlia, em Barcelona
Barcelona – Espanha (Terça-feira, 18-03-2014, Gaudium Press) Durante a celebração dedicada à família neste domingo, 16, na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, ressaltou que um Sínodo não se improvisa; requer uma preparação intensa amparada também pela oração.
“Os homens de hoje, perdidos e enganados, seduzidos e chantageados por falsas promessas e por projetos de vida vazios, são convidados a meditarem sobre o sentido da vida, que encontra a sua verdadeira dimensão na família”, disse o Cardeal.
Em sua homilia, o purpurado afirmou que, entrar na basílica projetada por Antoni Gaudí, significa para cada pessoa “reencontrar a si mesma e sentir-se envolvida pela beleza do estar juntos”, pois lá, “se redescobre o valor do amor pelo outro, o amor como doação, a grandeza do matrimônio como pacto de amor constitutivo da família e sacramento que configura simbolicamente a união de Cristo com a Igreja”.
O Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos identificou também os vários fenômenos desestabilizadores da família e que manifestam uma crise profunda da instituição familiar.
Dom Baldisseri ainda lembrou-se de que o “Papa Francisco, recentemente, endereçou às famílias uma carta, convidando o povo de Deus a rezar pela assembleia sinodal sobre a família” uma oração ao Espirito Santo, para que ilumine os padres sinodais e os guie em seu empenho.
Logo depois, o Cardeal comentou que, em 2015, será celebrada a Jornada Mundial da Família na Filadélfia, nos Estados Unidos e destacou a oração do Santo Padre, para que, através desses eventos, a Igreja realize um caminho verdadeiro de discernimento e adote os meios pastorais adequados para ajudar as famílias a enfrentar os desafios pastorais com a luz e a força que vêm do Evangelho. (LMI)





Deixe seu comentário