Gaudium news > Florianópolis: Arcebispo e Governador visitam Memorial João Paulo II

Florianópolis: Arcebispo e Governador visitam Memorial João Paulo II

Florianópolis – Santa Catarina (Terça-Feira, 18/03/2014, Gaudium Press) Hoje, dia 18 de março, às 19h30min, dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo da arquidiocese de Florianópolis, em Santa Catarina, e o governador do Estado, Raimundo Colombo, visitam o Memorial João Paulo II, no Colégio Catarinense, e participam da celebração eucarística na Igreja Santa Catarina de Alexandria.

O Papa João Paulo II visitou Florianópolis em outubro de 1991 para celebrar a beatificação de Santa Paulina, que fundou, em Nova Trento, a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição. Na época, o pontífice, que será canonizado no dia 27 de abril, se hospedou na residência dos jesuítas, junto ao Colégio Catarinense.

O quarto onde João Paulo II usou foi preservado na forma original e acabou sendo transformado em um memorial de sua visita, reunindo fotos de sua passagem por Florianópolis, do encontro com os jesuítas, das reportagens de jornais que noticiaram a visita, bem como o vídeo da missa campal e de outros encontros.

Além disso, a capela faz memória ao oratório em que o Papa João Paulo II fazia suas orações, mantendo o genuflexório e o sacrário originais. O espaço do memorial é amplo e acolherá momentos de reflexão e oração. É possível ver ainda o registro fotográfico da visita do pontífice, bem como alguns presentes oferecidos por João Paulo II.

Por meio do acervo, os visitantes poderão lembrar dos dias em que a capital catarinense acolheu o João Paulo II, que faleceu no dia 2 de abril de 2005. O Colégio Catarinense fica localizado na Rua Esteves Júnior, número 711, no Centro de Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3251-1500.

João Paulo II

No dia 30 de setembro de 2013, o Papa Francisco anunciou que a canonização do papa polonês João Paulo II será realizada no dia 27 de abril de 2014, em uma cerimônia solene no Vaticano, em Roma, na Itália, durante a qual o falecido pontífice será elevado à glória dos altares. Além de João Paulo II, haverá também a canonização do papa italiano João XXIII.

João Paulo II marcou o final do século XX por ter sido um pontífice aberto ao diálogo e, ao mesmo tempo, inflexível em temas morais, que contribuiu para a queda do comunismo. João Paulo II manteve durante o longo pontificado posturas morais conservadoras, que resultaram em críticas de alguns fiéis em determinadas ocasiões. Seu pontificado entrou para a história pelas viagens apostólicas realizados no mundo inteiro: 104 fora da Itália, visitando 129 países. “Um grande missionário. O novo São Paulo”, definiu recentemente Francisco. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas