As qualidades do animador vocacional são tema de reflexão na Colômbia
Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 17-03-2014, Gaudium Press) A aptidão humana, uma grande profundidade espiritual e clareza sobre o que significa liderar o outro no caminho de uma outra resposta ao chamado de Deus, são algumas das qualidades que devem ter um animador vocacional. Estes elementos, assim como outros, foram tema de reflexão no encontro de animadores vocacionais das Dioceses e Comunidades da Colômbia, que foi realizada no final de fevereiro, na cidade de Medellin.
Sobre este evento, que reuniu cerca de 160 acompanhantes vocacionais -tanto Diocesanos, como das Comunidades Religiosas- e se ocupou sobre os processos e o acompanhamento daqueles que escolhem pela vida religiosa e o sacerdócio, foi entrevistado recentemente o Padre Juan Álvaro Zapata, Diretor do Departamento de Ministérios da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), pela Oficina de Comunicações da Instituição Eclesial.
De acordo com o sacerdote, estes processos de acompanhamento vocacional -segundo se tratou durante o encontro em Medellín- devem começar desde as primeiras estapas de formação na Fé dentro da família e nas comunidades paroquiais, e logo em seguida, devem ser cultivados “através de um discernimento na juventude”, que se leva os frutos, “através da colheita, já quando se admitem na casa de formação ou no seminário”.
Ele também disse que a acompanhamento vocacional deve ser reforçado desde o momento em que a pessoa chega a casa religiosa ou seminário, contribuindo em sua maturidade humana, e apoiando-lhe em sua iniciação ou maturação da experiência de Fé. Ali também é muito importante, como acrescentou, “ajudar-lhe se realmente é chamado e o que implica o chamado vocacional; sua exigência, a radicalidade na resposta”.
Além disso, o sacerdote comentou que “há uma riqueza muito grande” com os processos de formação vocacional que se adiantam nas Dioceses e comunidades colombianas. Processos que contam com o apoio significativo dos Bispos do país.
O encontro de animadores vocacionais acontece todos os anos no final de fevereiro, o mais recente ocorreu entre os dias 24 e 26 do último mês no Seminário Redemptoris Mater Medellín. Segundo o Padre Álvaro Zapata, o objetivo deste encontro é ajudar na reflexão, orientar no que a Igreja pede, assim como nos desafios que a sociedade apresenta e nas novas técnicas se devem procurar na animação vocacional. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário