Gaudium news > “Para ouvir Jesus, é preciso segui-lo”, disse o Santo Padre, no Angelus

“Para ouvir Jesus, é preciso segui-lo”, disse o Santo Padre, no Angelus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 17-03-2014, Gaudium Press) Comentando a segunda etapa do caminho quaresmal, o momento da Transfiguração do Nosso Senhor Jesus Cristo para com seus discípulos no Monte Tabor, o Papa Francisco iniciou sua alocução mariana do Angelus deste domingo, dia 16 de março.

papa_francisco.jpg

O Pontífice explicou aos milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro que a montanha representa o local da proximidade com Deus e do encontro íntimo com Ele.

De acordo com o Santo Padre, nós, como discípulos de Jesus, somos chamados a ser pessoas que ouvem a sua voz e levam a sério as palavras do Senhor. “Para ouvir Jesus, é preciso segui-lo, como faziam as multidões do Evangelho que iam atrás Dele pelas ruas da Palestina. Jesus não tinha uma cátedra ou um púlpito fixos, mas era um mestre itinerante, que propunha os seus ensinamentos pelas ruas, percorrendo trajetos nem sempre previsíveis e, às vezes, pouco acessíveis”, disse.

Logo após enfatizar aos presentes a necessidade de “seguir Jesus e ouvi-lo”, o Papa perguntou a eles se leem todos os dias pelo menos um trecho do Evangelho.

O Pontífice acredita que é sempre bom ter em mãos um pequeno Evangelho e carregá-lo, seja no bolso ou na bolsa, para ler um pequeno trecho em qualquer momento do dia. “Ali Jesus nos fala, no Evangelho. Pensem nisso.”

Depois de refletir sobre o episódio da Transfiguração, o Papa Francisco extraiu dois elementos da passagem bíblica: a subida e a descida.

Nós precisamos, segundo ele, nos apartar, subir a montanha em um espaço de silêncio, para reencontrarmos nós mesmos e entendermos melhor a voz do Senhor, e o encontro com Deus através da oração nos impulsiona novamente a ‘descer da montanha’ e voltar para baixo, na planície, onde encontramos muitos irmãos carregados de fadigas, doenças, injustiças, ignorância, pobreza material e espiritual.

“A esses nossos irmãos que estão em dificuldade, somos chamados a levar os frutos da experiência que fizemos com Deus, compartilhando com eles a graça recebida”, explicou.

Para esta semana, o Santo Padre aconselhou os fiéis a ouvirem a Palavra de Jesus, pois quando a escutamos e anunciamos para os demais, nós fazemos com que ela cresça e se torne presente na vida de cada pessoa.

“Dirijamo-nos agora à nossa Mãe Maria, e confiemo-nos à sua guia para prosseguir com Fé e generosidade o itinerário da Quaresma, aprendendo um pouco mais a ‘subir’ com a oração e a ‘descer’ com a caridade fraterna”, concluiu.

No final do Angelus, o Papa pediu orações pelos passageiros do voo 370 da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana.

“Estamos próximos a eles neste momento difícil”, disse. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas