Gaudium news > Espanha prepara coroa de Nossa Senhora das Dores para cerimônia canônica

Espanha prepara coroa de Nossa Senhora das Dores para cerimônia canônica

Granada – Espanha (Sexta-feira, 14-03-2014, Gaudium Press) No dia 30 de maio de 2015, na Catedral de Granada (Espanha), será realizada a coroação canônica de Nossa Senhora das Dores, titular da Confraria granadina de Nosso Senhor no Horto das Oliveiras. Por ocasião deste acontecimento, recentemente foi apresentado o desenho da coroa que Nossa Senhora portará na cerimônia.

nossa_senhora_das_dores_1.jpg

O modelo da coroa foi inspirado em um desenho do século XVIII que Tomás Jeronimo de Pedrajas, prateiro da Catedral de Granada, elaborou, mas nunca chegou a ser realizado e cujo esboço permanece no Museu de Málaga. Seu design é o típico de uma coroa imperial característica do século XVIII em Córdoba. Nele, seu autor desenvolveu um anel com flores e cabeças de querubins sobre os quais se apoia um lado e estão talhadas umas pequenas cruzes. No centro encontra-se um globo que representa o mundo e que porta uma cruz na parte superior.

O trabalho foi encomendado pelo ourives Alberto Quirós, que apresentou uma simples coroa, mas sóbria e elegante contendo delicados ramos de oliveira.nossa_senhora_das_dores_2.jpg

“Na parte inferior, por cima da cabeça da imagem se situa uma coroa de rosas que recorda as que são utilizadas pelas religiosa nas cerimônias de recepção de hábitos e de votos solenes para ingressar na Ordem”, explica José Cecilio Cabello Velasco, curador da Coroação Canônica de Nossa Senhora das Dores.

A coroação canônica é uma cerimônia através da qual a Santa Sé concede uma bênção especial a certas imagens marianas na qual se destacam por sua antiguidade ou pela especial veneração que lhes professam. O rito consiste na solene imposição de uma coroa, simbolizando a realeza da Virgem Maria.

Na Andaluzia não são poucas as imagens marianas com coroações canônicas, distinção que inicialmente se realizava de maneira extraordinária, mas que recebeu um grande impulso no início do século passado.

No caso de Granada, Nossa Senhora das Dores será a imagem número 17 coroada canonicamente. Imagens veneradas como Nossa Senhora das Dores -Padroeira da cidade espanhola-, assim como Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora do Carmo, entre outras, já foram coroadas em Granada. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas