Falecimento do Patriarca Emérito de Lisboa: mensagem do Santo Padre e a reação dos bispos portugueses
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 14-03-2014, Gaudium Press) Expressando seu pesar pela morte do Patriarca emérito de Lisboa, Cardeal Dom José da Cruz Policarpo, o Papa Francisco, através de uma mensagem, afirmou: “Confio à misericórdia de Deus o amado Cardeal, recordando-me da sua preciosa colaboração nos diferentes organismos da Santa Sé e dos meus encontros com este pastor apaixonado pela busca da verdade”.
Segundo o Pontífice, Dom Policarpo “era solícito em colocar os dons recebidos do Senhor ao serviço do povo de Deus e dos seus irmãos bispos, sobretudo nos anos que o viram Presidente da Conferência Episcopal”.
“Dou graças ao Pai do Céu pelo seu ministério episcopal em que ele se prodigalizou com generosidade conduzindo pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado, com o mesmo zelo com que realizara os seus serviços precedentes, nomeadamente na Universidade Católica Portuguesa”, concluiu o Santo Padre.
Reação dos bispos portugueses
Durante o retiro anual em Fátima, os bispos portugueses agradecem a Deus pela vida do cardeal, dedicada ao serviço da Igreja e do mundo.
“Todos nós reconhecemos nele uma figura marcante na renovação da Igreja em Portugal, com o seu sábio discernimento dos sinais dos tempos para responder aos desafios dos tempos presentes”, disseram.
O Patriarca Emérito, falecido aos 78 anos, por consequência de problemas cardíacos, será sepultado nesta sexta-feira, 14, na Catedral da capital portuguesa. (LMI)





Deixe seu comentário