Pastoral Juvenil do Regional Sul 2, do Paraná, promove encontro em Ponta Grossa
Ponta Grossa – Paraná (Quinta-Feira, 13/03/2014, Gaudium Press) A cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, sediará de 14 a 16 de março o II Encontro da Pastoral Juvenil do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Estado do Paraná. O evento é destinado a coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades.
De acordo com a coordenação do encontro, as atividades tem como objetivo reunir as pastorais, os movimentos, as congregações e as novas comunidades que trabalham com a juventude na Igreja. Já o arcebispo metropolitano de Maringá, dom Anuar Battisti, destacou que os carismas devem estar unidos a partir da perspectiva de que todos querem evangelizar.
Ele ainda explica que, no Paraná, este é o primeiro grande encontro que está sendo realizando para o intercâmbio, a comunhão e a unidade das mais variadas experiências da evangelização da juventude. Segundo o prelado, a Pastoral da Juventude faz parte desta grande iniciativa que é a Pastoral Juvenil.
“É a partir desta nova perspectiva que todos nós queremos evangelizar, respeitando os carismas de cada um, dos movimentos e das novas comunidades. E são esses carismas que devem estar em comunhão”, ressalta o dom Anuar.
É importante salientar que as decisões tomadas pelo episcopado do Paraná serão apresentadas pelos participantes no último dia do encontro, durante a Assembleia dos bispos do Regional Sul 2 da CNBB, que terá início no dia 15, com uma santa missa de abertura realizada à noite. Neste momento, a juventude do Paraná irá expor para todos os bispos este novo caminho de evangelização que está sendo realizado através da Pastoral Juvenil.
Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 da CNBB
A Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 da CNBB será realizada de 16 a 18 de março, em Ponta Grossa. Conforme o secretário executivo do regional, padre Mário Spaki, durante o encontro, os 23 bispos que participarão da assembleia, mais os bispos eméritos e convidados, refletirão sobre assuntos relativos a Igreja no Paraná, com ênfase na renovação paroquial.
Haverá também um momento em que será abordado o encontro com os religiosos e diocesanos, que acontecerá no mês de agosto com o cardeal Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, em preparação para o Ano dos Religiosos a ser celebrado em 2015. Ainda na Assembleia serão repassadas informações sobre a missão católica Guiné Bissau, bem como os próximos passos da missão. (FB)





Deixe seu comentário