Rádio Vaticano: 56 anos levando “a voz do Papa” para o Brasil
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 13-03-2014, Gaudium Press) Há mais de 56 anos, o Brasil ouve a voz do Papa na Rádio Vaticano. Nesta quarta-feira, 12, o Programa Brasileiro do veículo de comunicação completa seus 56 anos.
Criado 27 anos após a fundação da Rádio do Papa, em 12 de fevereiro de 1931, o programa integra o “universo” de mais de 40 redações linguísticas que transmitem diariamente ao mundo inteiro a Doutrina da Igreja e o Magistério dos Pontífices.
Em sua trajetória, o programa acompanhou de perto os pontificados dos Papa Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e, agora, do Papa Francisco.
O então reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, Padre Antônio Aquino, foi o primeiro responsável pela Rádio Vaticano no Brasil. Hoje, o cargo é ocupado pelo Padre Cesar Augusto dos Santos e conta com a colaboração direta de vários bispos, sacerdotes e leigos.
Anunciar a Boa Nova de Cristo, transmitindo os principais fatos que dizem respeito ao Papa e à Santa Sé é a principal missão do veículo de comunicação, que trabalha em consonância com a Igreja no Brasil através dos bispos representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de missionários e leigos.
O Programa Brasileiro oferece uma programação ampla através das emissoras retransmissoras, via satélite e internet, permitindo que os ouvintes acompanhem a programação em todas as partes do país e também no continente africano.
A Rádio Vaticano transmite também a Audiência Geral, às quartas-feiras, e os Angelus com o Santo Padre, no domingo.
No Facebook (facebook.com/radiovaticanobrasil), a página da Rádio Brasileira é acompanhada por mais de 200 mil pessoas.
Além disso, o programa conta com um aplicativo para celulares e tablets.
No Twitter, as notícias da redação podem ser acompanhadas através da conta @news_va_pt.





Deixe seu comentário