Morre Patriarca Emérito de Lisboa: luto em Portugal
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 13-03-2014, Gaudium Press) O Cardeal Dom José Policarpo, Patriarca Emérito de Lisboa, faleceu nesta quarta-feira, 12, na capital portuguesa.
Segundo nota oficial do Patriarcado, Dom Policarpo estava em retiro em Fátima quando, por uma indisposição, foi levado para um Hospital, onde veio a falecer, vítima de um aneurisma na aorta.
As exéquias do purpurado serão nesta sexta-feira, 14, às 16h (horário local), na Sé Patriarcal, presididas pelo Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente.
O corpo será traslado ao Panteão dos Patriarcas, em São Vicente de Fora.
Nascido em 26 de fevereiro de 1936 em Alvorninha, Caldas da Rainha, território do Distrito de Leiria e do Patriarcado de Lisboa, Dom Policarpo foi ordenado presbítero em 1961, sendo nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa em 1978 e criado Cardeal por João Paulo II, em 2001.
O Cardeal formou-se em Teologia Dogmática em 1968 pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e exerceu as funções de reitor da Universidade Católica Portuguesa, entre 1988 e 1996, e chanceler da instituição de ensino, após ser anunciado como Patriarca de Lisboa.
Além disso, Dom Policarpo foi eleito Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em abril de 1999 e reeleito em 2002 para um novo triênio, voltando a ocupar o cargo após uma terceira eleição, em maio de 2011.
No Vaticano, foi membro dos Pontifícios Conselhos da Cultura e para os Leigos e da Congregação para a Educação Católica. (LMI)





Deixe seu comentário