Aumenta o número de seminaristas na Espanha
Madri – Espanha (Terça-feira, 11-03-2014, Gaudium Press) Mais uma vez a Igreja na Espanha mantêm a tendência de aumento no número de seminaristas que atualmente se preparam para o sacerdócio. Foi o que divulgou a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) através de um comunicado à imprensa no qual se diz que no atual ano em curso 2013-2014 o número total de seminaristas no país europeu é de 1.321, um aumento de 1,1 % em relação ao ano anterior. Este número vem aumentando nos últimos três anos.
De acordo com dados fornecidos pelos seminários maiores espanhóis, as cidades com o maior número de seminaristas são: Madri com 139, Toledo com 86, Valencia com 66, além de Sevilla, Zaragoza e Cartagena com 39 cada uma.
Em seminários menores, as cidades com o maior número de candidatos ao sacerdócio são Getafe com 124, Málaga com 77, Madri com 71, Córdoba com 69 e Toledo com 58.
Estes números foram divulgados pela CEE, por ocasião do “Dia do Seminário”, celebrado na Espanha desde 1935 e que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de março, solenidade de São José padroeiro da seminários.
A conferência, que será realizada em torno do tema “A alegria de anunciar o Evangelho” em sintonia com a Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco”, ocorre com o propósito de incentivar os fiéis a orar para que Deus suscite mais vocações para o ministério sacerdotal, assim como pelos seminários, pelos seminaristas e por seus formadores.
Precisamente na recente visita ‘Ad limina Apostolorum’ dos Bispos espanhóis, o Santo Padre enfatizou no documento “Vocações Sacerdotais para o Século XXI”, aprovado pelos Bispos do país europeu durante a Assembléia Plenária celebrada em abril de 2012, e refere-se à pastoral vocacional.
Naquela ocasião, o Papa Francisco disse aos prelados: “No ano publiquei o documento ‘Vocações Sacerdotais para o século XXI”, assinalando assim o interesse das vossas Igrejas particulares na pastoral vocacional. É um aspecto que um Bispo deve colocar em seu coração como uma prioridade absoluta, levando a oração, insistindo na seleção dos candidatos e preparando equipes de bons formadores e competentes professores”. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário