Gaudium news > Arquidiocese de Maringá (PR) terá Missa pelos 60 anos da Santa Casa de Misericórdia

Arquidiocese de Maringá (PR) terá Missa pelos 60 anos da Santa Casa de Misericórdia

Maringá – Paraná (Sexta-Feira, 07/03/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, realiza hoje, dia 7 de março, uma santa missa em ação de graças pelos 60 anos de existência da Santa Casa de Maringá, que serão completados neste ano de 2014. A celebração ocorrerá ao ar livre, a partir das 17h, em frente à entrada principal do hospital, na Rua Santos Dumont, número 555, em Maringá.

A santa missa será presidida pelo arcebispo metropolitano de Maringá, dom Anuar Battisti, e concelebrada pelo padre Sidney Fabril, que é o capelão hospitalar. Durante a celebração acontecerá também a inauguração da reforma da maternidade da Santa Casa.

60 anos de história

No início da década de 1950 nasceu a Santa Casa de Maringá, resultado do compromisso do padre João Jansen e a anuência do bispo dom Geraldo Proença Sigaud, de Jacarezinho, em melhorar as precárias condições de saúde dos trabalhadores rurais da região.

O ambulatório Nossa Senhora de Fátima foi inaugurado em julho de 1954, em um galpão abandonado. Na época, o local possuía somente dez leitos. Um ano mais tarde, a Santa Casa recebe o registro de Entidade de Fins Filantrópicos, renovado anualmente até os dias de hoje.

Graças a insistente busca por recursos e mão-de-obra especializada, sob coordenação de dom Jaime Luiz Coelho, bispo de Maringá na ocasião, foram construídos mais 81 leitos no Centro Cirúrgico e Obstétrico. Porém, com o crescimento da cidade e da região, a diocese precisava de mais recursos para atender a demanda de pessoas.

Pensando nisso, os Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora, uma Congregação alemã, fundada em 1850 pelo Irmão Pedro Friedhofen, foram convidados para administrar o hospital. Desde 1970, a Santa Casa de Maringá conta com a Irmandade na sua direção.

Em 1992 termina o 6ª pavilhão e a primeira fase do projeto, com a Maternidade, Pediatria, Clínica Médica e Cirúrgica, Unidade de Fisioterapia, consultórios médicos, Unidade e Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico e Central de Recuperação, Esterilização, Lavanderia, Farmácia, Centro Diagnóstico, Setor Administrativo e de Recursos Humanos, Compras, em pleno funcionamento.

Hoje, além do atendimento à comunidade, a Santa Casa atua em conjunto com os gestores públicos de saúde para ajudar a suprir suas necessidades assistenciais, tecnológicas ou de competências. Para isso dispõe de 60% de seus leitos aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A Santa Casa tem como missão promover a qualidade de vida, para todos, através de atendimento cristão, humanizado e especializado na área de saúde, visando uma sociedade saudável. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas