Gaudium news > Colunatas de Bernini, na Praça São Pedro: concluída a restauração

Colunatas de Bernini, na Praça São Pedro: concluída a restauração

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 26-02-2014, Gaudium Press) As colunatas de Bernini, colunas monumentais que envolvem parcialmente a Praça São Pedro, a completam e ornam, foram objeto de “uma grande restauração que, iniciada em novembro de 2008, foram concluídas neste final de fevereiro”. vaticano.jpg

A explicação é do Diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, em entrevista ao L’Osservatore Romano, ao dar por concluídas as reformas deste autêntico monumento projetado por Gian Lorenzo Bernini e realizadas por Alessandro VI, entre os anos 1656 e 167: quarenta e quatro mil metros cúbicos de travertino, 284 colunas, 140 estátuas são os números que descrevem este restauro.

“A restauração custou 14 milhões de euros e envolveu 60 restauradores e trinta operários”, informa o Diretor dos Museus Vaticanos. As obras tiveram como responsáveis Fabio Porzio, coadjuvado por Guy Devreux e Michela Gottardo, dos Museus Vaticanos e apoiados pelas análises de Ulderico Santamaria, responsável pelo laboratório científico dos museus e coordenador da equipe.

“Os conhecimentos e os profissionais dos laboratórios de restauração vaticanos, os especialistas dos serviços técnicos da Santa Sé e o estudo do técnico em estruturas – encarregado da empresa executora – trabalharam por seis anos em perfeita sintonia”, observou Paolucci.

“O cronograma que previa a conclusão da restauração para a Páscoa de 2014 e para as grandes canonizações de João XXIII e João Paulo II – eventos que deverão trazer a Roma milhares de peregrinos – foi respeitado e até mesmo antecipado”, sublinha o L’Osservatore Romano.

Para os trabalhos de restauro foram utilizadas as mais atuais técnicas o que garante a correta proteção de todo o complexo. (JSG)

Da Redação Gaudium, com informações Radio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas