Gaudium news > Diocese de Apucarana realiza cavalgada em honra a Nossa Senhora do Desterro

Diocese de Apucarana realiza cavalgada em honra a Nossa Senhora do Desterro

Apucarana – Paraná (Segunda-Feira, 17/02/2014, Gaudium Press) A Paróquia Cristo Rei, pertencente à diocese de Apucarana, no Estado do Paraná, promoveu no último domingo, dia 16 de fevereiro, a Segunda Cavalgada em homenagem a Nossa Senhora do Desterro. O evento reuniu centenas de cavaleiros e amazonas em um momento forte de fé, devoção e aventura.

A programação do evento teve início às 9h, com a santa missa e a novena perpétua de Nossa Senhora do Desterro. Logo em seguida, houve a carreata com a imagem transladada pelo Corpo de Bombeiros e show de fogos de artifício. Durante a realização da carreata, outros devotos rezavam a oração do terço na Gruta. Depois da carreata foi realizada a benção dos veículos.

Na sequência, aconteceu a Segunda Cavalgada em honra a Nossa Senhora do Desterro, que percorreu cerca de 20 quilômetros entre áreas urbanas e rurais. A partir das 11h30min foi realizado um almoço de confraternização. Ainda nas Avenidas Aviação e Central do Paraná ocorreu um grande espetáculo com os cavaleiros e amazonas prestando suas homenagens a santa. O encerramento do evento se deu às 14h30min, com a despedida dos cavaleiros e amazonas na celebração tropeira na praça da Igreja.

A História de Nossa Senhora do Desterro

No ano de 1673, o fundador de Florianópolis, cidade que se chamava Desterro, hoje capital de Santa Catarina, Francisco Dias Velho, trouxe uma imagem de Nossa Senhora do Desterro para a ilha e ali construiu uma pequena capela em honra de Maria do Desterro, iniciando sua devoção no Brasil. O Papa Pio X, quando da construção da Catedral de Florianópolis, dedicou Nossa Senhora do Desterro como padroeira da cidade. Existem no Brasil muitas cidades que mantém a devoção a Nossa Senhora do Desterro, com capelas e igrejas em sua homenagem.

A devoção a Nossa Senhora do Desterro tem raízes bíblicas. Enquanto outros títulos marianos tiveram origem no encontro de uma imagem, num milagre, numa aparição ou na exaltação de uma virtude da Mãe de Jesus, o título da santa reporta-se a um fato narrado pelo evangelista Mateus: um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, ordenando-lhe que levasse o menino e sua mãe para o Egito. Nossa Senhora permaneceu cerca de quatro anos fugitiva, desterrada no Egito.

Nossa Senhora do Desterro é muito venerada na Itália como a “Madonna degli Emigrati”, sendo padroeira daqueles que foram obrigados a deixar sua pátria para se refugiarem ou a fim de procurar trabalho no estrangeiro. A devoção direciona os olhares da sociedade para todos os refugiados. Ela tem sido a Mãe Amorosa para todos os que, saudosos de sua terra natal, imploram cheios de fé e de amor o auxílio da Virgem do Desterro a fim de encontrarem compreensão e simpatia na terra adotiva. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas