Gaudium news > Diocese gaúcha promove Ensaio de Cantos do Tempo Pascal

Diocese gaúcha promove Ensaio de Cantos do Tempo Pascal

Montenegro – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 17/02/2014, Gaudium Press) A equipe de Liturgia da diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul, pensando na proximidade da Quaresma e do Tempo Pascal e, consequentemente, na necessidade de preparação para entoar os cantos deste período, promoverá um ensaio de cantos e formação litúrgica do ciclo da páscoa no dia 24 de fevereiro. O evento será realizado na catedral diocesana.

O evento é destinado a músicos que participam das missas em todas as paróquias da diocese, pois eles sabem da importância e do seu papel em ajudar o povo a rezar por meio das letras e melodias específicas para cada tempo litúrgico. No encontro, que iniciará às 19h30min, será distribuído o material de consulta e subsídio para cada paróquia, com o CD e as partituras dos salmos, aclamações e demais cantos do ciclo.

De acordo com a assessoria de comunicação da diocese gaúcha, o canto litúrgico nos permite participar mais profundamente no Mistério Pascal, sobretudo durante o Ciclo Pascal, iniciando no Tempo Quaresmal, passando através da solenidade da Páscoa e nos levando ao nascimento e crescimento da Igreja, por obra do Espírito.

A Catedral São João Batista fica localizada na Rua Olavo Bilac, número 1212, no Centro de Montenegro. Mais informações pelos telefones (51) 3632-1196 e 3632-7101 e pelo e-mail [email protected].

Tempo da Quaresma

Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. O católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.

Também é um tempo forte dentro da espiritualidade litúrgica. Os cantos devem ser partes integrantes da liturgia e devem acompanhar o mistério celebrado na Quaresma. Cantar a Quaresma é cantar a dor pelo pecado do mundo, o pecado que crucifica os filhos de Deus, canto sem glória, sem aleluia, sem flores. Canto que deve seguir a característica própria do tempo. É fundamental neste tempo respeitar o silêncio, também não se deve saturar a celebração com cantos em demasiada quantidade.

Mas o canto da Quaresma não é um canto de desânimo, pelo contrário, nos animam a lutar contra as forças que produzem a morte. Devem nos inspirar e animar a assumirmos a cruz do Senhor, e junto com ele criarmos um mundo novo. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas