Gaudium news > Jornada da Vida Consagrada

Jornada da Vida Consagrada

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 03-02-2014, Gaudium Press) A XVIII Jornada Mundial da Vida Consagrada nos conduz ao desejo do Papa Francisco de fazer do Ano da Graça do Senhor de 2015 o Ano da Vida Consagrada, segundo o Arcebispo do Rio de Janeiro e futuro Cardeal, Dom Orani João Tempesta, em seu mais novo artigo.

A Jornada da Vida Consagrada, afirma Dom Orani, é celebrada na festa em que se faz memória da apresentação que Maria e José fizeram de Jesus no Templo “para o apresentarem ao Senhor” (Lc 2, 22).dom_orani_vira_cardeal.jpg

“A Apresentação de Jesus no Templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos”, esclareceu.

De acordo com o futuro purpurado, a Vida Consagrada na Igreja se apresenta em dois tipos fundamentais, que são a vida consagrada religiosa (institutos religiosos), caracterizada por votos públicos, vida fraterna em comum e separação do mundo. Já a vida consagrada secular (institutos seculares) contempla as promessas ou vínculos sagrados, secularidade (sem obrigação de vida comum) e Apostolado in saeculo et ex saeculo.

Dom Orani lembrou-se do diálogo fraterno que o Papa Francisco teve com os Superiores Maiores dos Institutos de Vida Consagrada Religioso, no dia 29 de novembro de 2013, convidando os religiosos a saírem de si para exercerem a missão da Vida Consagrada.

“Deus nos pede para deixarmos o ninho que nos acomoda e irmos às fronteiras do mundo, evitando a tentação de domesticá-las”, disse o Santo Padre, na época.

Em sua experiência de vida monástica, seguindo a Regra de São Bento, na qual se convida a viver na “Escola do Serviço do Senhor” que é o Mosteiro, recorda-se o Arcebispo, “me ajudou e me ajuda até hoje a viver o meu ministério episcopal, aprendendo a ouvir a todos, servir a todos, pois, como lembra São Bento: “tendo ouvido a opinião dos irmãos, considere consigo mesmo e faça o que julgar mais acertado. Motivo de ordenarmos serem todos chamados ao conselho é porque muitas vezes Deus revela ao mais jovem o que é melhor”.

“A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica com a carta Alegrai-vos pretende dar início a um percurso comum, lugar de reflexão pessoal, fraterna, do instituto, quando nos encaminhamos para o ano de 2015, que a Igreja dedicará à Vida Consagrada”, ressaltou.

No final do artigo, Dom Orani escreveu: “neste tempo de tantas esperanças não nos esqueçamos de todos aqueles que na vida consagrada nos conduziram ao encontro pessoal com Cristo”, finalizou. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas