Gaudium news > Arquidiocese do Rio promove Curso para Bispos

Arquidiocese do Rio promove Curso para Bispos

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 03-02-2014, Gaudium Press) O Curso para Bispos oferecido anualmente pela Arquidiocese do Rio de Janeiro inicia-se nesta segunda-feira, 03, estendendo-se até esta sexta-feira, 07, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré.cardinal_filoni.jpg

Na edição deste ano, serão aprofundados os temas das missões, da vida consagrada e da missão dos bispos, bem como o papel do presbítero.

Os documentos que servirão de base durante os debates entre os participantes serão o “Ad gentes”, “Perfectae Caritatis” e “Christus Dominus”.

Além disso, para auxiliar nos momentos reflexivos, estarão presentes os Cardeais Dom Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos; e o Cardeal Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O documento “Ad Gentes” será o tema da conferência ministrada pelo Cardeal Filoni, que tratará sobre o perfil missionário nos dias de hoje, mensagembrazdeaviz.jpgreforçando a consciência missionária e o compromisso de enviar missionários para as regiões de missões e para os continentes.

Já Dom Aviz apresentará o documento “Perfectae Charitatis”, sobre as questões ligadas à dimensão vocacional e das questões específicas e experiências recentes da vida religiosa.

Também participarão desta edição do Curso o Bispo de Garanhuns (PE), Dom Fernando José Guimarães, que discutirá as experiências e desafios específicos da Vida Consagrada; e o Bispo Emérito de Petrópolis (RJ) e atual Arcebispo de Taranto, na Itália, Dom Filippo Santoro, que abordará “A missão do bispo à luz do Decreto Conciliar ‘Christus Dominus'”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas