Gaudium news > Há 4 anos do terremoto, continua o trabalho da Cáritas no Haiti

Há 4 anos do terremoto, continua o trabalho da Cáritas no Haiti

Porto Príncipe – Haiti (Segunda-feira, 13-01-2014, Gaudium Press) Há quatro anos do terremoto que sacudiu o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010, particularmente a capital, Porto Príncipe, a ilha segue sendo um dos lugares mais pobres do mundo, mas com o apoio de várias organizações caritativas da Igreja, a povoação vem se envolvendo nos trabalhos de reconstrução e encontrando nestes organismos uma luz de esperança.

Uma destas instituições é a Cáritas Italiana que, junto com as Cáritas de outros países, continua no empenho de contribuir com o ressurgimento da povoação haitiana. A instituição europeia apresentou recentemente uma reportagem sobre o seu trabalho na ilha caribenha ao longo destes quatro anos.

De acordo com o informe, no dia de hoje são 146 os programas de desenvolvimento que adianta a Cáritas Italiana a favor da povoação local, dos quais 86 já foram concluídos, e com os que se pretende dar as bases para a recuperação.

De todos estes projetos, a Cáritas Italiana já comprometeu 80% dos fundos arrecadados graças a uma coleta extraordinária que promoveu a Conferência Episcopal Italiana (CEI) no dia 24 de janeiro de 2010, e que trouxe benefícios em várias áreas, entre elas a assistência aos desalojados, a sustentação de projetos educativos e formativos, assim como a atenção sanitária e iniciativas hídricas, que são parte importante para o desenvolvimento sócio-econômico e agrícola local.

Atualmente, o trabalho, da Cáritas vem se focando em cinco linhas prioritárias: a sustentação dos organismos da Igreja local, como uma visão de cooperação e solidariedade com a Igreja irmã que também sofreu as consequências do forte sismo; a sustentação do desenvolvimento sócio-econômico, promovendo a progressiva autonomia das comunidades; o fortalecimento das estruturas organizativas dos sócios locais; a sustentação da educação, não só na formação de crianças, jovens e educadores, mas também na geração de recursos que favoreçam o acesso à educação a comunidade; e a atenção continua às necessidades urgentes, posto que no Haiti é prioridade manter os serviços essenciais para a povoação.

A missão da Cáritas Italiana vem se desenvolvendo em união com a Cáritas Haiti e com a coordenação da Rede Cáritas Internacional, que em seu conjunto tem ajudado a mais de um milhão e meio de pessoas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas