Gaudium news > Dom Orani fala sobre São Sebastião, na preparação de sua Festa

Dom Orani fala sobre São Sebastião, na preparação de sua Festa

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 03-01-2014, Gaudium Press) “Após os festejos natalinos e a comemoração do réveillon que chamam a atenção de tantas pessoas, a cidade do Rio de Janeiro começa a sua movimentação e a sua caminhada anual com o seu padroeiro: “São Sebastião”! No dia 7 de janeiro iniciamos a trezena preparatória para a festa no dia 20 de janeiro”, recordou o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, em seu mais recente artigo.dom_orani_tempesta.jpg

Segundo o prelado, esta é uma oportunidade para a réplica da Imagem histórica trazida por Estácio de Sá quando fundou a cidade há quase 450 anos percorrer os vários locais significativos da metrópole carioca.

“São Sebastião é padroeiro da cidade e da Arquidiocese. Ele foi soldado do Império Romano no final do século III e início do século IV, e sofreu o martírio em Roma em virtude de sua fidelidade a Cristo e à Igreja. É modelo de Fé, coragem, constância e disponibilidade”, contou.

Dom Orani pede para que Deus nos capacite com esta mesma firmeza e “o mesmo ardor missionário que motivou o jovem Sebastião a testemunhar Jesus Cristo até o fim de sua vida”.

“Ele foi discípulo de Jesus Cristo, a quem anunciou com a palavra, gestos e com a vida. Discípulo do amor e da caridade! A sua dedicação aos irmãos demonstra até onde chega esse amor ao próximo!”.

Para o Arcebispo, a tradicional Trezena de São Sebastião é vista como uma grande missão popular, devido a peregrinação da Imagem missionária do Padroeiro do Rio de Janeiro, que percorre os mais variados locais.

Dom Orani explicou ainda que o tema para a Trezena, “São Sebastião, discípulo do amor e da caridade”, foi escolhido em prol do Ano da Caridade, segundo a indicação do 11º Plano de Pastoral arquidiocesano.

“A frase bíblica que nos acompanhará durante os dias da trezena foi tirada de 1Cor 13,3: “Se eu não tiver caridade, de nada adianta”. Que ela nos inspire ainda mais em nossa missão evangelizadora e na alegria de sermos missionários. Que seja uma contínua conversão para colocarmos em prática essa missão”, destacou.

Com o início da Trezena de São Sebastião, o prelado faz o convite à todos os fiéis para permanecerem em suas paróquias ou mesmo na Arquidiocese para que, inspirados pela vida e martírio do Padroeiro do Rio de Janeiro, sejam como discípulos missionários e anunciadores da alegria do Evangelho à todas as pessoas. (LMI)

Da redação, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas