Canela (RS) intensifica campanha para a construção da igreja do Santuário de Caravaggio
Canela – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 20-12-2013, Gaudium Press) O Conselho Administrativo do Santuário de Caravaggio de Canela, no Rio Grande do Sul, juntamente com a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, vem intensificando a campanha – lançada em agosto – para angariar fundos para a construção da Igreja. A cidade conta com um local abençoado, chamado de santuário a céu aberto pelo Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel. Porém, para que o local seja reconhecido oficialmente, é necessária a construção de uma igreja.
O projeto prevê uma área total de construção de 1,6 mil metros quadrados e capacidade para 500 pessoas. A obra está sendo feita no morro, à direita do Monumento da Prece.
Além disso, a construção da igreja contribuirá para o acolhimento de fiéis, devotos e imigrantes de várias regiões do mundo, sobretudo da Itália. A região serrana do Rio Grande do Sul conta com um grande número de descendentes italianos, devido à devoção a Nossa Senhora do Caravaggio, nascida em Mazzolengo, na Itália.
De acordo com a história da devoção, a Virgem Nossa Senhora apareceu para uma mulher chamada Joaneta, filha de Pedro Vacchi, e esposa de Francisco Varoli, homem de mau caráter e coração duro que maltratava a mulher. Na tarde do dia 26 de Maio de 1932, ela estava em um prado, em Mazzolengo, colhendo pasto para seus animais, prestes a voltar para sua casa onde teria de conviver com seu marido. O conforto dela nesta aflição era a oração.
Foi então que ela começou a invocar orações à mãe de Deus e apareceu uma visão luminosa de uma mulher, vestida de azul com a cabeça coberta por um véu branco, de aspecto nobre, majestoso e amável. A alegria invadiu o coração da vidente e aliviou suas dores. Uma fonte de água brotou no lugar onde pousaram os pés da Vrgem. Então, esta água passou a operar milagres. Joaneta tornou-se mensageira de Nossa Senhora e proclamou a mensagem de paz, primeiro em Caravaggio e depois às populações de Milão, Veneza e Constantinopla.
Em Canela, a devoção também cresceu e a primeira romaria e festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio ocorreu em 1960, logo depois que a Imagem da Santa foi doada, e o cônego João Marchezzi, então pároco da cidade, decidiu que ela deveria ficar no Parque Saiqui, hoje intitulado Santuário de Caravaggio de Canela. Nessa época foi construída a Capela, onde, até hoje, são celebradas Missas durante o ano todo. Hoje, o evento, que em 2011 reuniu mais de 100 mil fiéis, é considerado um dos maiores da região.
Projeto da igreja
A catedral será rodeada por 12 colunas, representando os 12 apóstolos. Além do templo, com sua sacristia, oratório e coro, o projeto prevê um subsolo com espaços para ossário, museu e pequenos confessionários e sanitários.
A igreja contará ainda com um mirante e uma grande cruz no ponto mais alto da edificação, na cúpula, onde também estará localizado o sino. Essa cúpula trará a lembrança da Catedral de Caravaggio, na Itália, sendo ela estruturada por arcobotantes. Devido a sua posição privilegiada, a construção proporcionará um mirante, aberto à visitação. (FB)
Deixe seu comentário