"Que o Natal sirva para animar a esperança de todas as pessoas", deseja bispo de Santa Cruz do Sul
Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 19/12/2013, Gaudium Press) Dom Canísio Klaus, bispo da diocese de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, em seu mais recente artigo, intitulado “Vem Senhor Jesus”, lembra que estamos por festejar mais um aniversário natalício de Jesus Cristo e os dias que o antecedem são de preparação e alegre expectativa.
Segundo o bispo, a liturgia nos motiva a olharmos para a família de Maria e José e com ela nos predispormos a acolher o Deus que se fez criança numa pequena cidade do interior de Israel. “A exemplo dos pastores e dos sábios que vieram do Oriente, queremos reverenciar este menino, dando-lhe as boas vindas e apresentando-lhe os nossos presentes”, afirma.
O prelado ainda destaca que nos dias que antecedem ao Natal, as famílias se juntam em grupos e as comunidades se reúnem nas igrejas com o intuito de rezar, aprofundar a Palavra de Deus e celebrar o sacramento da reconciliação. Ele também recorda que, ao mesmo tempo, presépios e pinheirinhos são montados nas casas e igrejas, as ruas ganham nova iluminação e a sociedade promove eventos para comemorar a chegada do Menino Jesus.
“Quando a gente comemora o aniversário de alguém, é costume entregar um presente ao homenageado. E, para acertar no presente, tornou-se costume pesquisar os interesses da pessoa. Qual será o presente que Jesus gostaria de receber? O que vamos lhe dar para que fique satisfeito? Qual é mesmo o presente que vamos dar a Jesus no Natal de 2013?”
Dom Canísio ressalta que também é costume, nos aniversários, o homenageado oferecer alguma coisa aos convidados: por vezes é um bolo, outras vezes é um almoço, jantar, café da tarde… Além do grande presente que Ele próprio é, salienta o prelado, o que mais será que o menino Jesus tem a nos oferecer? Para ele, algumas coisas são evidentes.
“Com a sua chegada, a paz se tornou possível: ‘Glória a Deus nas alturas e paz na terra às pessoas de boa vontade’. O seu desejo é que reine a paz entre as pessoas: ‘A paz esteja convosco’. O Deus que um dia foi menino, nos oferece o perdão: ‘teus pecados estão perdoados’. Ele nos garante o seu amor: ‘Como o meu Pai me ama, eu também vos amo’. Nos anima na esperança: ‘Não se perturbe nem se atemorize o vosso coração’. Finalmente, Ele nos promete o Espírito Santo: ‘Recebei o Espírito Santo’.”
Por fim, o bispo enfatiza que com tantas coisas bonitas com as quais o aniversariante nos brinda, cabe-nos perguntar: nós ficamos satisfeitos com aquilo que nos é oferecido? Nós valorizamos aquilo que o aniversariante Jesus de Nazaré nos oferece por ocasião do seu aniversário? Nós aceitamos a sua proposta de paz, o amor com que Ele nos acolhe, o perdão que nos oferece? O que estamos fazendo com os dons que o Espírito Santo nos dá?
“Faço votos que o Natal que logo mais vamos celebrar sirva para animar a esperança de todas as pessoas. Que seja um Natal de paz, harmonia e fraternidade”, conclui. (FB)
Deixe seu comentário