Gaudium news > Igreja na Itália recorda que o ensino da religião concerne à todos

Igreja na Itália recorda que o ensino da religião concerne à todos

Roma – Itália (Quinta-feira, 19-12-2013, Gaudium Press) A Igreja italiana convidou os pais de família que elejam o ensino da religião católica como complemento e apoio na formação cultural e humana de seus filhos durante o próximo ano escolar.

igreja_na_italia.jpg

“Queridos alunos e queridos pais. Este ano vocês também são chamados a decidir se devem escolher ou não o ensino da religião católica. Este é um serviço educativo que a Igreja oferece para a escola italiana de acordo com as disposições do Acordo de 18 de fevereiro de 1984, que alterou a Concordata Lateranense e seus acordos de aplicação nos últimos anos”, diz o Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), em uma mensagem dirigida aos pais e alunos.

Ele também diz que o ensino da religião católica concerne a todos, independentemente da crença religiosa, posto que a cultura italiana está profundamente introduzida nos valores e testemunhos cristãos.

Neste sentido, o presidente da CEI faz eco às palavras pronunciadas pelo Papa Francisco: “A escola é um dos ambientes educacionais, onde se cresce para aprender a viver, para converter-se em homens e mulheres adultos e maduros, capazes de caminhar, de trilhar o caminho da vida. Como a escola ajuda a crescer? Te ajuda não só no desenvolvimento da inteligência, mas para uma formação completa de todos os componentes da personalidade”.

Continuando com este ensinamento, também a Presidência da CEI acredita que é necessária uma formação completa da pessoa, que não descuide da dimensão religiosa. “Não se poderia compreender de outra maneira tantos fenômenos históricos, literários, artísticos; mas sobre tudo não se poderia entender a motivação profunda que leva tantas pessoas a conduzir a própria vida em nome dos princípios e valores anunciados há dois mil anos por Jesus de Nazaré.”

A Igreja italiana quer “novamente convidar cada aluno e cada pai para olhar com confiança e simpatia o serviço que oferece o ensino da religião católica”.

A Presidência da CEI também anunciou que em 10 de maio do próximo ano, ocorrerá na Praça de São Pedro, no Vaticano, um encontro em que participarão estudantes, professores, famílias e todas aquelas pessoas envolvidas com a educação, com o objetivo de renovar o compromisso e a paixão da Igreja pela escola. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas