Gaudium news > Tribunal polonês rejeita proposta que pretendia retirar crucifixo da sede do Parlamento

Tribunal polonês rejeita proposta que pretendia retirar crucifixo da sede do Parlamento

Varsóvia – Polônia (Segunda-feira, 16-12-2013, Gaudium Press) O Tribunal de Varsóvia, Polônia, rejeitou uma proposta apresentada por um grupo político que visava eliminar o crucifixo da Sala do Parlamento polonês, por ser “um elemento religioso”.jesus.jpg

O Crucifixo foi instalado no Parlamento por iniciativa de um grupo de deputados crentes como mostra do fim do comunismo e do retorno aos valores católicos ao país.

“Ainda que a Cruz seja um símbolo religioso, não se pode ignorar sua importância como símbolo de identidade nacional e da cultura polonesa”, alegou o Tribunal de Varsóvia, estabelecendo que o crucifixo permanecerá na Sala do Parlamento polonês, pois sua presença “não viola nenhuma lei” e porque este é um símbolo da identidade do país.

De acordo com o L’Osservatore Romano, a decisão colocará um ponto final ao procedimento iniciado em 2011 pelo Movimento Político Liberal Palikot. O Movimento no entanto anunciou que levará o caso para a Corte da Europa dos Direitos Humanos, insistindo que a presença do crucifixo “viola os direitos de liberdade de consciência e religião”.

A magistratura polonesa decretou que dentro do âmbito da identidade nacional, o crucifixo prevalece como símbolo histórico-cultural, já que mais de 90% da povoação do país é católica.

Segundo pesquisa, dentre as organizações comunitárias, a religião, e em especial a Fé Católica é “um dos fatores que mais unem a grande maioria dos poloneses”. (EPC)

Com informações da ACI.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas