O profeta tem no seu interior três momentos: o passado, o presente e o futuro
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 16-12-2013, Gaudium Press) – Quando falta a profecia na Igreja, é a própria vida de Deus que falta.
Em resumo, esta foi a ideia central da homilia do Papa Francisco nesta manhã, durante a missa que ele celebrou na Casa Santa Marta, no Vaticano.
Comentando as leituras de hoje, o Papa afirmou que o profeta é aquele que escuta a palavra de Deus, sabe também ver o momento presente e ainda se projeta para o futuro. “Ele tem no seu interior esses três momentos”: o passado, o presente e o futuro .
“O passado: o profeta está consciente da promessa e tem em seu coração a promessa de Deus; ela está presente nele, ele a recorda, ele a repete. Em seguida, ele vê o presente, ele vê seu povo e sente a força do Espírito para lhes dizer uma palavra que possa ajudar a se elevar, a continuar o caminho para o futuro.
O profeta é um homem em três tempos: a promessa do passado; a contemplação do presente; a coragem para indicar o caminho para o futuro.
E o Senhor protege sempre seu povo com os profetas: nos momentos difíceis, nos momentos em que o povo está desencorajado ou destruído, quando Jerusalém está sobre o poder dos inimigos, quando o povo pegunta em seu interior: ‘Mas Senhor, tu nos prometestes isto! E agora o que está acontecendo?” (JSG)
Deixe seu comentário