Bispos do Vietnã começam visita “Ad Limina Apostolorum”
Cidade do Vaticano (Terça, 23-06-2009, Gaudium Press) Começou hoje no Vaticano a visita “ad limina apostolorum”, obrigatória de cinco em cinco anos para os bispos de todo o mundo, dos bispos do Vietnã. Os prelados vietnamitas deverão permanecer no Vaticano por uma semana, onde, entre outras atividades, irão visitar a tumba de Pedro e reunir-se com o Papa e com autoridades eclesiais.
O encontro também deverá servir para aprofundar as tratativas para a efetivação das relações diplomáticas entre as partes, ainda inexistentes. Apesar disso, desde 1999 já há relações em algumas questões, como a nomeação de bispos.
Em 2005, junto com uma vista ao Vaticano, veio uma comissão de Estado para as religiões. Dois anos depois, foi a vez do primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung. Em fevereiro do ano passado, em Hanói, aconteceu o encontro da delegação da Santa Sé com os representantes do governo vietnamita para dar início ao estabelecimento das relações diplomáticas.
A Igreja católica no Vietnã é uma das maiores na Ásia e é composta por três arquidioceses e 23 dioceses. Cerca de seis milhões de pessoas declaram-se católicas no país, 7% da população total. A religião oficial é o budismo. Mas geralmente as pessoas acreditam no taoísmo, confucionismo, animismo nacional. Há ainda numerosas comunidades protestantes e muçulmanas.
Deixe seu comentário