Gaudium news > Paróquia de Porto Alegre acolhe arcebispo emérito dom Dadeus Grings

Paróquia de Porto Alegre acolhe arcebispo emérito dom Dadeus Grings

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 12/12/2013, Gaudium Press) A comunidade paroquial do Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres, pertencente à arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, realiza no dia 22 de dezembro uma acolhida para o mais novo vigário paroquial: o arcebispo emérito Dom Dadeus Grings. A apresentação de dom Dadeus acontecerá por meio de uma celebração eucarística. Em preparação a este dia, um tríduo movimentará a comunidade já desde o dia 18 deste mês.

A programação terá início no dia 18, às 20h, com o tema “Dom do episcopado”. O celebrante será o padre Leandro Chiarello e a animação ficará por conta do Coral Fratelli. No dia 19, também às 20h, a meditação da noite será sobre o tema “Episcopado, dom e serviço”. O padre Romeo Maldaner presidirá a santa missa, que terá a participação do Coral Santa Catariana.

Já o último encontro do tríduo ocorrerá no dia 21, às 18h30min, com o tema “Episcopado, dom da novidade”. O celebrante será o padre Jorlei Santos e o canto ficará a cargo do CLJ, tios e jovens da região. No dia festivo, 22 de dezembro, a santa missa será presidida por dom Dadeus Grings, a partir das 10h. A animação da celebração será da Comunidade Canta. O Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres fica na Rua da República, 838, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Ao escrever um artigo para o Boletim Paroquial do Santuário, dom Dadeus Grings classificou o sentimento diante desta missão afirmando que trata-se de uma nova maneira de exercer o ministério sacerdotal e episcopal a serviço dos fiéis. Para ele, cessa o peso da administração e a responsabilidade pela condução da Igreja na arquidiocese de Porto Alegre e fica a missão de anunciar o Evangelho a toda a criatura.

O arcebispo emérito dividirá a missão paroquial com o pároco, Padre Romeo Maldaner e com o vigário paroquial, padre Jorlei Santos. No dia 18 de setembro deste ano, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre, apresentada por dom Dadeus, por motivo de idade, e elevou dom Jaime Spengler à dignidade de arcebispo, nomeando-o como novo titular da capital gaúcha.

Mandato de Dom Dadeus

Dom Dadeus Grings permaneceu por 12 anos à frente do governo pastoral de Porto Alegre. Na dinamização da Arquidiocese, destaca-se a formação dos Vicariatos (circunscrições eclesiásticas), que garantem melhor organização e ação pastoral mais eficiente nos 29 municípios que compõe a arquidiocese. O Prelado também é autor de vasta produção bibliográfica, somando 28 livros e 21 cartilhas, sendo a mais recente “As comunidades paroquiais – Cartilha da Nova Paróquia”. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas