Arcebispo do Iraque visita região atingida por caminhão-bomba no último sábado
Kirkuk (Terça, 23-06-2009, Gaudium Press) O arcebispo católico de Kirkuk (Iraque) Dom Louis Sako visitou nesta terça-feira, em companhia de uma delegação de líderes civis e da religião muçulmana, os escombros próximos à mesquita xiita de Taza, região atingida por um caminhão-bomba no último sábado que matou dezenas de pessoas, deixou centenas de feridos e destruiu casas.
Durante a visita, dom Louis Sako prestou condolências às vítimas e suas famílias e denunciou a ‘situação de instabilidade que vive o país’, cuja população vive em um ‘clima de medo constante’.
De acordo com a polícia, o caminhão estacionado a 400 metros da mesquita Rasoul, na cidade de Taza – a 220 km de Bagdá -, explodiu no momento em que as pessoas saíam da mesquita. Moradores ajudaram as equipes de resgate a procurar sobreviventes nos escombros.
O atentado ocorre em meio a temores de que a violência no país cresça, agora que as tropas americanas têm até o dia 30 deste mês para deixar as áreas urbanas do Iraque.
A região de Kirkuk, onde ficam reservas consideráveis de petróleo, têm sofrido com as tensões causadas pelas rivalidades entre os curdos – que a querem incorporar a sua região semi-autônoma – e outros grupos étnicos.
Deixe seu comentário