Evangelii Gaudium é belo exemplo de como é a Nova Evangelização na prática, afirma Bispo dos EUA
Los Angeles – Estados Unidos (Quarta-feira, 11-12-2013, Gaudium Press) Dom José Gómez, Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), em entrevista para o grupo ACI afirmou que a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium “não é apenas um documento ‘a respeito’ da Nova Evangelização. É um belo exemplo de como é a Nova Evangelização na prática”.
“O Papa está dizendo para nós que não temos desculpas. Se amamos Jesus, temos que anunciá-lo. Inclusive se não temos uma formação especial ou se nenhum de nós é santo; da mesma forma temos o dever de anunciar a Cristo”, disse.
De acordo com o prelado, neste novo documento “o Papa apresenta uma análise incisiva dos desafios culturais que a Igreja enfrenta. E exorta-nos a superarmos o nosso egoísmo e cobiça e a trabalharmos por um mundo que seja mais justo e compassivo”.
O Arcebispo de Los Angeles explicou ainda que a “Evangelii Gaudium” é dirigida aos corações de todos os fiéis, e nela o Santo Padre lança um desafio para os católicos e para a Igreja. “Quem somos e para que estamos vivendo? Nossa fé está mudando-nos e fazendo-nos diferentes? Ou estamos tentando remodelar e ‘esgotar’ o Evangelho para sentir-nos assim mais cômodos com nossas debilidades? Estas são as perguntas difíceis que o Papa está fazendo para nós.”
Segundo Dom José Gómez, na Evangelii Gaudium o Papa Francisco “nos recorda que escutar é o primeiro passo da evangelização. Escutar ‘quando a outra pessoa fala e compartilha suas alegrias, esperanças e preocupações a respeito de seus seres queridos ou de tantas outras necessidades que experimenta no profundo de seu coração’. Só depois de escutar -e de escutar sempre de maneira ‘respeitosa e amável’- deveremos falar de Deus aos outros”. (EPC)
Com informações da ACI.
Deixe seu comentário