Diocese gaúcha de Erexim dá início ao Ano da Família
Erexim – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 11/12/2013, Gaudium Press) A diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul, conforme prevê o seu Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, dedicará o ano de 2014 à família. No entanto, o ano especial já foi aberto no último domingo, dia 8 de dezembro, coincidindo com a solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora
De acordo com a assessoria de comunicação da diocese gaúcha, por meio do padre Antonio Valentini Neto, para marcar a abertura do Ano da Família foi realizada uma missa, às 8h, no Santuário de Fátima. O assistente diocesano do Setor de Pastoral da Família, padre Valtuir Bolzan, acompanhado pela equipe do setor, presidiu a parte inicial da celebração, falando da natureza e objetivos do ano dedicado à família, bem como da importância familiar na vida de cada pessoa. Houve ainda uma benção especial às famílias.
Em sua mensagem dominical, o bispo de Erexim, dom José Gislon, anunciou oficialmente este ano diocesano da família e exortou a todos a dedicar todo empenho possível para ajudar as nossas famílias a viverem a beleza do amor humano e a riqueza do amor de Deus no ambiente familiar. Nas celebrações eucarísticas realizadas nas comunidades da região, os padres também deram ênfase ao início deste ano especial para a diocese.
Dom Gislon citou em sua mensagem um trecho do Documento de Aparecida, que é fruto da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que diz: “Deus ama nossas famílias, apesar de tantas feridas e divisões. A presença invocada de Cristo através da oração em família nos ajuda a superar os problemas, a curar as feridas e abre caminhos de esperança” (DAp 119).
O assessor de comunicação explicou que o Ano da Família da diocese de Erexim terá como tema “Cuidemos da nossa Família” e como lema “Família: Santuário do amor e da fé”. Ele ainda destaca que alguns dos objetivos do ano são convidar e motivar a família à participação e ao comprometimento na comunidade, valorizando o sentido da participação comunitária, além de resgatar e fortalecer o valor da família, pois ela é o “santuário da vida” (João Paulo II).
O período dedicado à família também visa, segundo o padre Antonio, alcançar as seguintes metas: voltar um olhar especial sobre a família – principal local de iniciação à vida cristã das crianças; compreender e testemunhar que Deus ama as famílias, apesar de tantas feridas e divisões; propor um projeto a fim de organizar novas formas de aproximação das famílias para ajudá-las a valorizar o sentido da vida sacramental, em especial, o sacramento do matrimônio e oportunizar momentos de formação para as famílias sobre os seus direitos e seus deveres, através de reflexões e palestras de profissionais da área.
Conforme o sacerdote, já existem algumas atividades programadas para o Ano da Família: 2º domingo de cada mês será o domingo da família; em maio haverá uma capacitação da equipe paroquial – Setor Família; em Junho será elaborado um folder com textos bíblicos como sinal na visitação às famílias; de julho a outubro acontecerá à visitação às famílias da região, culminando com a romaria das famílias; e será realizada ainda uma missa celebrativa do Ano da Família. (FB)
Deixe seu comentário