Arquidiocese de Bogotá celebra 450 anos de sua fundação
Bogotá – Colômbia (Quarta-feira, 11-12-2013, Gaudium Press) Por ocasião do 450º aniversário da fundação da Arquidiocese de Bogotá, a jurisdição eclesial colombiana apresentou na última terça-feira, 10 de dezembro, o livro “Santa Fe, Igrejas Coloniais, Conventos e Emitas”, desenvolvido por um grupo de historiadores para destacar a arquitetura ligada apresentar à Igreja presente desde o século XVI, na capital colombiana.
O lançamento do livro ocorreu em um evento realizado no Palácio do Arcebispo, e esteve à cargo do Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo e Primaz de Bogotá Colômbia.
De acordo com um comunicado à imprensa do Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Bogotá, o livro destaca aqueles edifícios de formação e reflexão que convidaram e convidam a descobrir a riqueza artística, assim como os fatos de que, apesar dos anos e das mudanças, seguem ainda presentes na história de Bogotá.
Estes edifícios “são hoje mostras vivas de uma arquitetura colonial, que se conservam como testemunhas de um elevado valor patrimonial que deve permanecer no tempo como marca indelével de nossa história (…) entre as imagens de recordação, a história é escrita e colocado em suas mãos”, observa o Padre Edison Sahamuel, Delegado do Patrimônio da Arquidiocese de Bogotá.
A jurisdição eclesiástica da capital nasceu no dia 11 setembro de 1562, quando o Papa Pio IV mudou a sede episcopal de Santa Marta para a cidade de Santa Fé, então Novo Reino de Granada. Tempos depois, em 22 de março 1564, o mesmo Pontífice oficializou a transferência da sede episcopal e sua elevação à dignidade de Arquidiocese mediante a Bula “In suprema dignitatis Apostolicae specula”.
Para marcar o 450º aniversário, desde setembro de 2012 a Arquidiocese de Bogotá se encontra em Jubileu, acontecimento que culminará em março de 2014. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário