O tempo do Advento é tempo de esperança
Rio de Janeiro (Terça-feira, 10-12-2013, Gaudium Press) O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, afirmou em seu mais recente artigo que o período do Advento “nos chama a atenção para a Vigilância, para acolher os Sinais de Deus”.
Com o Advento, segundo Dom Orani, nós entramos no tempo que nos prepara para a segunda vinda de Cristo e para o Natal do Senhor, considerado o tempo de esperança, que nos faz relembrar e reviver as primeiras etapas da História da Salvação.
“Nas duas primeiras semanas do Advento, vigilantes e alertas, esperamos a vinda definitiva e gloriosa do Cristo Salvador, e nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, preparamos mais especialmente o seu nascimento em Belém”, destacou.
Para o Arcebispo do Rio de Janeiro, não se trata apenas de comemorar o acontecimento histórico, que foi a vinda do Menino Jesus, mas pelo contrário, “é preciso compreender que toda a nossa vida deve ser um ‘advento’, uma expectativa vigilante da vinda definitiva de Cristo”, como se fosse “um treino intenso que nos orienta decisivamente para Aquele que já veio, que virá e que vem continuamente”.
Dom Orani ressaltou ainda que “a liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos”, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza e a conversão, pois Deus é fiel às suas promessas.
“O tempo do Advento é tempo de esperança, porque Cristo é a nossa esperança (1Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições etc”.
Concluindo, o prelado acredita que, no Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza e da misericórdia, conforme pedido insistentemente pelo Papa Francisco.
“‘Assim, para a grande família humana, é necessário renovar sempre o horizonte comum para o qual estamos a caminho. O horizonte da esperança! O tempo do Advento, que hoje novamente iniciamos, nos dá o horizonte da esperança, uma esperança que não desilude, porque é fundada sobre a Palavra de Deus’. Bom advento a todos!” (LMI)
Deixe seu comentário