Conferência na Polônia exporá os segredos do Santuário de Jasna Gora
Czestochowa – Polônia (Quinta-feira, 05-12-2013, Gaudium Press) Os trabalhos de restauração realizados na Basílica de Jasna Gora, na Polônia, permitiram conhecer detalhes interessantes sobre a história do templo histórico, que foram condensadas em uma publicação que será apresentada em uma conferência na próxima sexta-feira, 6 de dezembro. O evento leva o sugestivo título de “Segredos da Basílica de Jasna Gora” e contém detalhes do trabalho realizado entre 2009 e 2012.
Segundo divulgado pela agência KAI, os trabalhos de restauração permitiram resultados que superaram as expectativas dos especialistas. Foram encontrados restos de antigas muralhas da fase mais antiga da construção, vestígios do incêndio de 1960 e uma cripta desconhecida que aparentemente abriga os restos mortais de leigos. De acordo com Marek Soczyk da Fundação Pro Patria Czestochowa, foram encontrados um total de 120 corpos tanto na cripta descoberta como sob o solo do templo.
Segundo expôs Soczyk, os restos mortais dos leigos foram encontrados sob o piso em frente ao altar-mor, e com eles se recuperaram objetos históricos como um vestido que corresponde à primeira metade do século XVII. Este traje será exposto aos participantes da conferência.
No encontro, se compartilharão as opiniões de vários especialistas convocados pela Fundação Pro Patria Czestochowa, que avaliará o legado da Basílica de Jasna Gora e os detalhes arqueológicos e antropológicos dos descobrimentos, assim como as roupas e as flores encontradas nas escavações.
Os trabalhos realizados na Basílica fizeram parte do projeto de restauração integral do edifício do Mosteiro Paulino de Jasna Gora, financiado pela União Europeia e pelo Ministério da Cultura e do Patrimônio Nacional da Polônia. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário