Gaudium news > Ordinariato da Santa Sé ordena quatro diáconos no Canadá

Ordinariato da Santa Sé ordena quatro diáconos no Canadá

Ottawa – Canadá (Quarta-feira, 04-12-2013, Gaudium Press) As comunidades anglo-católicas no Canadá celebraram a recente ordenação de quatro novos diáconos em duas cerimônias litúrgicas, uma em Ottawa e outra em Combermere nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, respectivamente. Os admitidos à ordem servirão sob a autoridade do Ordinariato da Sé de São Pedro, criado pela Santa Sé para a admissão das comunidades provenientes do anglicanismo à plena comunhão com a Igreja Católica nos Estados Unidos.

dom_terrence_prendergast.jpg
Acima: Dom Terrence Prendergast, Arcebispo
de Ottawa, durante a ordenação dos diáconos.
Abaixo: Cardeal Thomas Collins, Arcebispo de
Toronto, junto aos diáconos John Hodgins
e James Tilley. Fotos: FTW e AUF.

Os diáconos Kipling Bryan Cooper e Douglas Hayman foram ordenados pelo Arcebispo de Ottawa, Dom Terrence Prendergast, juntamente com o diácono Matthew Chojna, que servirá na Arquidiocese de Ottawa. A ordenação ocorreu na Paróquia do Divino Infante, em Orleans. Durante sua homilia, Dom Prendergast, recordou a importância deste ministério na Igreja, como a cooperação no trabalho de Evangelização e do culto à Deus.

Comparando os diáconos da atualidade com os levitas do Antigo Testamento, o Arcebispo recordou que estes tinham a função de “assistir aos sacerdotes e realizar deveres para Arão, sumo sacerdote, e para toda a assembleia. Eles estavam, de fato, ali para ajudar o povo a acessar o Santuário de Deus”, explicou. “Mas eles também estavam lá para estabelecer um limite entre o Santuário e o campo, e para ensinar a distinção entre o pecado e a virtude para manter o Povo de Deus fora do caminho que podia prejudicá-los”.

Por esta razão, ele exortou os novos diáconos à ensinar o seguimento de Deus com a força do Espírito Santo. O prelado recordou o serviço sacramental dos ordenandos em apoio à liturgia da Eucaristia, a administração do Batismo, a bênção do Matrimônio, a visita aos doentes e a celebração dos ritos fúnebres. Finalmente, ele os exortou a dar testemunho com sua vida das verdades que proclamam para merecer a recompensa de Cristo na vida eterna.

Por sua parte, os diáconos John Hodgins e James Tilley foram ordenados pelo Cardeal Thomas Collins, Arcebispo de Toronto, na Eucaristia de Primeiro Domingo do Advento, último 1º de dezembro, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Toronto. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas