“Ao acender a primeira vela do Advento acendemos em nossa alma o dom da Fé”, afirma Cardeal Cipriani
Lima – Peru (Terça-feira, 03-12-2013, Gaudium Press) Centenas de fiéis e representantes de comunidades e associações religiosas, estiveram presentes na Catedral de Lima na Missa do primeiro domingo do Advento, na Eucaristia presidida pelo Cardeal Arcebispo Juan Luis Cipriani Thorne.
“A Fé é uma grande luz trazida por Cristo. Ao acender a primeira das velas do Advento de alguma forma estamos acendendo na alma o dom da Fé”, refletiu o Cardeal.
Lembrando o Ano da Fé, que acaba de ser concluído, o purpurado de Lima falou sobre a Fé, luz no meio das trevas: “A Fé ilumina o nosso caminhar; ainda que a situação possa ficar escura, mas os fatos familiares ou pessoais podem estar cheios de dificuldades, essa Fé que é luz, nasce e se reforça com a experiência do seu encontro com o Deus vivo”, expressou.
“Renovemos essa Fé em Cristo vivo. Cremos tanto nEle por esse momento culminante do amor que é a Cruz. Porque não há maior prova de amor do que morrer pelos outros. Essa morte de Cristo muitas vezes nos acompanha”, continuou.
O Cardeal Cipriani também mostrou a necessidade de ver todos os acontecimentos da vida com os olhos sobrenaturais, com os olhos da Fé.
“Não podemos nos dar ao luxo de separar a visão humana da visão da Fé. Nossa Fé deve convocar sem muitas palavras. Quem te vê deve dizer: ‘essa pessoa acredita, essa pessoa está com Deus”, comentou.
Entre a Fé e as virtudes que devem nortear a existência, a relação é direta. “Essa Fé dos valores cristãos, da honestidade, da justiça, da paz. Essa conexão da Fé e da verdade é uma tarefa que o Papa nos coloca como um desafio a quem governa, a quem tem um negócio, a quem educa seus filhos, a quem está na escola e a quem está nas ruas”, assinalou.
Também encorajou a manter a identidade das famílias e dos costumes na sociedade baseada no dom da Fé. “Iluminemos a família, a juventude, a sociedade e preparemos o coração para receber a Fé de Cristo vivo”.
Finalmente, agradeceu à Deus por este Ano da Fé que nos permitiu estar muito unidos ao Santo Padre e muito unidos entre nós.
“Obrigado por este ano em que o Senhor tanto nos abençoou, que Ele continue a nos abençoar e que vivamos a Fé com essa paz e com essa alegria cristã”, concluiu.
Concelebraram com o Cardeal Cipriani os Bispos Auxiliares de Lima, Dom Adriano Tomasi, OFM; e Dom Raul Chau; Dom Raimundo Revoredo, Bispo Emérito Prelado de Juli; assim como vigários episcopais, sacerdotes e diáconos da Arquidiocese de Lima. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário